Loading...

Notícia

Publicado: 21/08/2014 18:38h

Projeto Acordes é lançado em Cariacica promovendo educação e inclusão através da música

Projeto Acordes é lançado em Cariacica promovendo educação e inclusão através da música

Cidade capixaba é a terceira a receber a iniciativa, depois de João Monlevade e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Será lançado na próxima segunda-feira, 25 de agosto, o Projeto Acordes, que tem o objetivo de promover a educação e a inclusão de crianças e jovens de escolas públicas por meio do ensino da música. A cerimônia de lançamento acontece, às 18h, na Apae de Cariacica.

A iniciativa é uma parceria entre a ArcelorMittal Cariacica, a Fundação ArcelorMittal Brasil e a Prefeitura de Cariacica, e beneficiará 120 estudantes das escolas de ensino fundamental Arthur da Costa e Silva e Martin Lutero, localizadas no município.

Durante a cerimônia, os professores que atuarão no projeto, Cissa Thompson de Andrade e Walter Costa Bacildo, farão uma apresentação de flauta doce e violino para os alunos das escolas participantes. Eles serão acompanhados pelo músicos Ronaldo Sielerman e Rosangela Thompson que se apresentarão no violoncelo e no piano, respectivamente.

O evento ainda contará com exibições da banda marcial da escola Hilário Vieira da Silva e do Grupo Candeza. Autoridades do município e representantes das escolas participantes e da ArcelorMittal Cariacica confirmaram presenças. Além de Cariacica, as cidades de João Monlevade e Juiz de Fora, em Minas Gerais, são as únicas que recebem o projeto.

Cartas de alunos emocionam durante processo de seleção Para integrar o Projeto Acordes, os alunos das escolas participantes tiveram que escrever uma carta explicando por que gostariam de ter aulas de música.  Segundo a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, foram 163 cartas recebidas.

“Havia uma carta mais linda e emocionante do que a outra. A seleção foi feita pelos professores que irão ministrar as aulas do projeto. Serão cinco turmas de flauta doce e seis turmas de violino formadas nas duas escolas, nos horários matutino e vespertino. Ao final do aprendizado, esses alunos irão compor uma Orquestra Jovem em Cariacica”, explica.

O estudante Vinicius Telles Gomes, da escola Martin Lutero, foi um dos selecionados. Em sua carta, ele relatou que um dia viu no YouTube uma mulher tocando muitos instrumentos e o que mais lhe chamou atenção foi a flauta. “Eu gostaria muito de saber tocar flauta para um dia fazer um vídeo e, quem sabe, ser um profissional”, escreveu.

Já Karolayne Dantas, da mesma escola, revelou ser apaixonada pelo violino desde a primeira vez que viu alguém tocá-lo. “Quando vi alguém tocar o violino pela primeira vez, não conseguir conter minhas lágrimas. E como nunca imaginei ter essa oportunidade na minha escola, gostaria muito de sentir essa mesma emoção ao tocá-lo”, disse.

Para o professor do projeto, Walter Costa Bacildo, que atualmente dá aulas na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), iniciativas como esta possibilitam às crianças conhecerem novas expectativas. “Isso aumenta a autoestima e amplia seu contexto social, além de oportunizar novas experiências que agregam valor como indivíduos dentro da sociedade”, finaliza.

SERVIÇO: Lançamento do Projeto Acordes Data: 25 de agosto (segunda-feira) Horário: 18h Local: Apae de Cariacica. Rua Carlos Rogério de Jesus, s/n, Santa Fé, Cariacica Atrações: Apresentações musicais dos professores do projeto e convidados, banda marcial da escola Hilário Vieira da Silva e Grupo Candeza.

Fonte: Contatus Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras