Notícias - ArcelorMittal

Publicado 06/09/2017

Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais de Cariacica chega ao último módulo

Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais de Cariacica chega ao último módulo

O Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais de Cariacica, desenvolvido pela ArcelorMittal Cariacica, realiza o oitavo e último módulo de 11 a 18 de setembro. A qualificação, que conta com 72 participantes, tem como objetivo contribuir para a profissionalização do mercado cultural de Cariacica eestimular o desenvolvimento de redes, arranjos produtivos e ações colaborativas na cidade.
 
A capacitação é um desdobramento do Diagnóstico Cultural promovido pela empresa nos bairros do seu entorno. O levantamento apontou a necessidade da capacitação de produtores e gestores e também da criação de oportunidades de encontro dos diversos agentes culturais para reflexão sobre o cenário local e proposição de novos caminhos para o setor
 
Uma parceria entre ArcelorMittal Cariacica, Prefeitura Municipal e Galpão Cine Horto, o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais de Cariacica foi iniciado em maio e já teve quatro módulos presenciais e três de Educação a Distância (EAD).
 
O quarto e último módulo EAD, que termina no dia 18 de setembro, vai tratar de temas como relacionamento dos artistas e grupos com seus diversos públicos; construção da imagem pública e redes sociais, entre outros. O curso será ministrado por Carolina Braga, jornalista cultural, doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela renomada Universidad Autónoma de Barcelona e mestre em Jornalismo e Novas Linguagens pela mesma instituição.
 
Os participantes, ao longo do curso, estudaram sobre planejamento e mobilização, mapeamento cultural participativo, produção e gestão cultural, e políticas culturais e os desafios do setor. A programação envolve ainda o convite para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos com a tutoria dos professores. Os resultados serão apresentados ao público em um evento aberto, cuja data ainda será definida, sob o tema “Desafios na Gestão de Grupos e Espaços Culturais”.
 
A proposta é que o curso promova uma construção coletiva de um mapa cultural de Cariacica, com identificação colaborativa das principais práticas culturais, manifestações, festas, patrimônio material e imaterial, artistas e grupos em atividade nas diversas regiões do município.
 
Segundo o produtor cultural Guilherme Silva, o curso é importante para trazer a união e o fortalecimento da classe artística de Cariacica. “Os alunos saem das aulas mais unidos, mais fortalecidos e com projetos juntando diversas áreas que, antes da formação, não existia. Ao longo dos meses, eu percebi uma mudança significativa nos estudantes. A gente vê muitos projetos coletivos, de diversos artistas de várias áreas se juntando. O que vai ter muito impacto na área cultural de Cariacica em breve. Essa é a grande marca do projeto", destaca.



Fonte: Contatus Comunicação