Loading...

Notícia

Publicado: 13/07/2017 17:28h

Programa da ArcelorMittal Cariacica prepara moradores para promoverem mudanças em seus bairros

Programa da ArcelorMittal Cariacica prepara moradores para promoverem mudanças em seus bairros

Mais de 50 moradores de bairros próximos à ArcelorMittal Cariacica participaram do Curso para Líderes Comunitários, oferecido pela empresa no último sábado, 08 de julho, em seu auditório. A qualificação foi uma iniciativa do Programa Germinar, que promove ações de educação ambiental e social para bairros do entorno da ArcelorMittal Cariacica a fim de conscientizar os moradores sobre a importância de uma sociedade sustentável e sensibilizá-los para atuarem como agentes multiplicadores de boas práticas socioambientais.

Onze bairros foram convidados para participar do curso, sendo que nove mandaram seus representantes. O encontro contou com palestras e dinâmica de grupo que abordaram a importância da participação colaborativa, do engajamento e da responsabilidade de cada um nos processos de mudanças para os bairros, e com uma oficina de Oratória – prévia do segundo módulo da qualificação que será realizada nos próprios bairros.
 
“Levei toda a nossa diretoria e mais quatro moradores do bairro e todos saíram de lá maravilhados”, disse o líder comunitário de Bela Aurora, Flávio Roberto da Silva. E completou: “Temos que absorver o que é passado neste tipo de evento. Os moradores saíram com uma nova perspectiva, com um novo direcionamento sobre a sua atuação”.
 
Já a moradora de Jardim América Martha Viola destacou que pretende participar do segundo módulo do curso. Ela faz parte de uma das famílias fundadoras do bairro. “Eu gosto muito de participar e estar envolvida em atividades do bairro. A palestra foi muito boa e nos deu uma visão maior de como uma empresa de grande porte também pode nos beneficiar com algumas ações”, disse.
 
Além do Curso para Líderes Comunitários, o Programa Germinar trabalhará outros projetos no segundo semestre deste ano. “Um dos projetos que já iniciamos é o AlmanArte, com a qualificação de 96 professores de Centros Municipais de Educação Infantil de Cariacica para trabalharem temáticas humanistas em salas de aulas, despertando reflexões sobre ética, valores e sustentabilidade”, destaca a técnica de Meio Ambiente da ArcelorMittal Cariacica, Jândia dos Reis.
 
Outra iniciativa prevista é a realização de oficinas de teatro em escolas de ensino fundamental de Cariacica, explorando o método de Teatro do Oprimido, técnica que cria condições para que os participantes busquem alternativas concretas para problemas reais e ampliem suas possibilidades de expressão e compreensão do mundo visando transformações sociais.
 
Segundo Jândia dos Reis também serão realizadas ações socioambientais nas comunidades do entorno voltadas para mudanças de comportamento, adoção das boas práticas sociais e ambientais e promoção da saúde. “Em 2016, percorremos oito bairros de Cariacica com esta ação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos moradores vizinhos à empresa”, conclui.
 
Segundo módulo do curso inicia ainda em julho
 
Um segundo módulo do Curso para Líderes Comunitários está sendo organizado para ocorrer nos bairros próximos à ArcelorMittal Cariacica, abordando a temática Dicção e Oratória. O módulo será ministrado por meio de uma parceria da empresa com a Federação Metropolitana do Movimento Popular da Grande Vitória (FEMMP-GV) e o Conselho Comunitário de Cariacica (CONSEC).
 
“Nossa expectativa é de que o segundo módulo inicie ainda em julho, com a primeira turma sendo formada por moradores de Bela Aurora, Bandeirantes e Sotelância”, explica o secretário geral da FEMMP-GV, Marcello Rosa da Costa. A programação do segundo módulo inclui apresentações sobre a origem e a importância da oratória, técnicas de como falar e se apresentar melhor em público, tipos de oradores, didáticas e dinâmicas da oratória, entre outros.
 
Bairros participantes do Curso para Líderes Comunitários
 
Jardim América
Vasco da Gama
Bela Aurora
Sotelândia
Vale Esperança
São Conrado
Vista Mar
Boa Sorte
Bandeirantes
Nova América
Cobilândia


Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras