Loading...

Notícia

Publicado: 27/01/2017 20:28h

Novo tanque de tartarugas em Vitória

Novo tanque de tartarugas em Vitória
Um tanque de 226 m² e capacidade para comportar até 100 mil litros de água será inaugurado no próximo dia 02 de fevereiro, às 16 horas, no Museu do Projeto TAMAR na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, em Vitória. A ampliação é resultado de uma parceria entre o TAMAR, a Prefeitura Municipal e a ArcelorMittal Tubarão, empresa que viabilizou o projeto. 

O tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes. Moderno, ele terá um sistema de tratamento de água inovador e possibilitará que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. 

O TAMAR Vitória tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros. Uma loja de produtos TAMAR, com renda 100% revertida para o trabalho de conservação das tartarugas e comunidades litorâneas, e uma sala de exibição de vídeos compõem o Museu do TAMAR Vitória.

De braços dados com a conservação
A ArcelorMittal Tubarão é antiga parceria do TAMAR. Há 16 anos, a empresa realiza com a instituição um importante estudo sobre a espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza a área para alimentação. O trabalho tem como principal objetivo capturar, marcar e coletar dados dos animais para estudos de biometria, crescimento, padrões migratórios, perfil hematológico e condição de saúde. Desde o início das atividades, em agosto de 2000, 3.839 tartarugas foram capturadas, marcadas e devolvidas ao mar, sendo que, destas, 1.842 registradas no efluente final da empresa, localizada no município de Serra. Um dos resultados do estudo aponta que as tartarugas capturadas têm apresentado bom estado de saúde e nutrição. 

Museu do Projeto TAMAR Vitória-ES
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Tel: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18 horas.

Fonte: Gerência de Comunicação e Imagem ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras