Loading...

Notícia

Publicado: 02/10/2013 13:33h

No mês da primavera, Espaço Livro Aberto abre exposição “Flores”

No mês da primavera, Espaço Livro Aberto abre exposição “Flores”

As cores da primavera por quatro pintores capixabas. Essa é a síntese da exposição “Flores”, que será realizada a partir de 1º de outubro no Espaço Livro Aberto da ArcelorMittal Tubarão, em Serra. Os artistas Ângela Gomes, Heloísa Monjardim, Laerty Tavares e Wagner Veiga assinam 50 obras da mostra, que tem curadoria de Marly Vivacqua, vai até 18 de outubro e estará aberta das 11 às 15 horas.

No último dia da exposição haverá sorteio de um quadro e de uma edição do livro “Biografia Artística”, ambos da artista plástica Heloísa Monjardim, entre os visitantes. Haverá também, nas duas primeiras sextas-feiras, uma performance do expositor Laerty Tavares.

A mostra faz parte da programação do 30º aniversário de operação da ArcelorMittal Tubarão e é aberta apenas para empregados, terceirizados e visitantes da empresa. A entrada é gratuita.

Os artistas Maior referência da arte Naif no Espírito Santo, Ângela Gomes é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Promoveu várias exposições no Espírito Santo, por todo Brasil e no exterior, já tendo sido premiada com menções honrosas, medalhas de ouro, prata e bronze. Pintora do Vale do Canaã, busca valorizar paisagens regionais e cenas que expressam a arte e tradição popular – o povo, seus usos e costumes. Busca elementos para abastecer seu universo iconográfico, através de pesquisa junto à comunidade. Usa cores puras e variadas. No conteúdo plástico, constantemente colorido, reflete um Espírito Santo repleto de pássaros, pipas, flores... muita gente, que brinca, passeia, dança, trabalha e canta. Atualmente, tem trabalhos espalhados pelo mundo, expostos em lugares como o Salão de Arte da cidade de Porto, em Portugal; o Museu de Arte Contemporânea de Campinas e o Museu Internacional de Arte Naif, no Rio de Janeiro.

Heloisa Monjardim é hoje uma das maiores artistas da pintura figurativa do Estado. Em sua mais recente publicação, a obra “Heloisa Monjardim - Biografia Artística" (a ser sorteada na mostra do Espaço Livro Aberto), ela mostra vários trabalhos de sua rica produção artística ao longo de seis décadas: pinturas de marinhas, paisagens rurais, cenas da vida capixaba, naturezas-mortas, interiores e abstratos. Inquieta, ao longo de sua carreira investiu em técnicas e temáticas diversas. Das bucólicas paisagens ao abstrato. Dos monumentos às plataformas de petróleo. O resultado de toda essa trajetória pode ser contado através das inúmeras exposições que realizou e prêmios que conquistou no Brasil e no exterior. Suas obras são encontradas em diversos países como a Dinamarca, Itália, Estados Unidos e Japão, e nas galerias das principais cidades do Brasil.

Já Laerty Tavares pinta temas abstratos, marinas (com destaque para a tradicional Procissão de São Pedro) e florais – é apaixonado pelos copos-de-leite, que lhe valeram a série Deleite, a mais famosa.

. Desde 1995 tem participado de mostras de arte individuais e coletivas em todo o mundo, com várias premiações, além de pintar painéis em altares de igrejas e cenários de programas de televisão. Suas obras podem ser vistas, entre outros lugares, em Portugal na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e no acervo da Câmara dos Deputados em Brasília. O artista é catalogado no Dicionário de Artes Plásticas do Brasil – Júlio Louzada, a partir do ano 2000.

Por fim, Wagner Veiga é artista plástico autodidata. Paralelo às atividades profissionais que exerceu ao longo da vida, desenvolveu técnicas nas artes plásticas. Participou de cerca de 20 exposições coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Salvador, de 12 individuais em Vitória e uma em São Paulo, além de Salões e outros eventos artísticos. Possui obras no Japão, Europa e Estados Unidos da América, com publicações em cartões de Natal, capas de discos, livros, revistas, cartazes e suplementos especiais. Trabalha atualmente na comercialização de suas obras, cursos e arte aplicada.

Serviço: Exposição “Flores” Local: Espaço Livro Aberto da ArcelorMittal Tubarão, em Serra Data: 01 a 18 de outubro Horário de visitação: 11h às 15 horas Entrada: Restrita aos funcionários da empresa.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras