Loading...

Notícia

Publicado: 11/02/2019 20:36h

Moradores voltam às casas para retirar pertences e alimentar animais no distrito de Pinheiros, Itatiaiuçu-MG

Moradores voltam às casas para retirar pertences e alimentar animais no distrito de Pinheiros, Itatiaiuçu-MG

A ArcelorMittal informa que, neste sábado, moradores do distrito de Pinheiros nas proximidades da barragem de Serra Azul, no município de Itatiaiuçu-MG, puderam ir a suas residências retirar documentos, alguns pertences e alimentar seus animais. Como a barragem está constantemente sendo monitorada, avaliou-se que seria possível a ida destes moradores às suas casas com este objetivo. A ação foi consentida e coordenada pelas autoridades públicas, com presença de Polícias Militares, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Por motivos de segurança, apenas um representante de cada família pode ir à residência. 

Na tarde de hoje, uma médica veterinária da Comissão de Proteção Animal do Conselho Estadual de Medicina Veterinária a pedido da empresa, visitou as áreas para avaliar as condições de saúde de todos os animais. Os animais de pequeno porte (até 15Kg) estão autorizados a permanecer junto de seus donos no hotel em Itaúna e esta remoção já está sendo realizada. São cerca de 30 cães, 40 gatos e um coelho que poderão retornar aos seus donos. Quanto aos animais de grande porte (cavalos e bois), foram alimentados durante o dia e a remoção está sendo estudada. 

Pela manhã, Sebastiao Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, esteve com as pessoas da comunidade atendidas pela empresa e alojadas em um hotel da região para prestar solidariedade, assim como para se assegurar de que todas as medidas necessárias ao bem estar e conforto das 31 famílias acolhidas no hotel de Itaúna.

A mina de Serra Azul está localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais. Ela produz 1.2 milhão de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde Outubro de 2012. É a única do tipo “à montante” dentre as barragens da empresa.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras