Loading...

Notícia

Publicado: 17/09/2019 18:55h

Monitoramento climático contribui para melhoria no desempenho dos controles ambientais das empresas

Monitoramento climático contribui para melhoria no desempenho dos controles ambientais das empresas

Acompanhamento do clima pode otimizar processos, minimizar riscos, além de melhorar a relação com stakeholders e contribuir para o desenvolvimento sustentável

A análise de riscos futuros causados pelo clima é um dos assuntos em pauta nas empresas. Gestores de diversas companhias perceberam, já há algum tempo, que o desenvolvimento sustentável em todos os seus pilares está invariavelmente ligado ao monitoramento climático. Tempestades, raios, granizo e ventos são apenas algumas das variáveis que podem impactar diretamente nos negócios e na relação das corporações com seus stakeholders.
 
Uma das maiores produtoras brasileiras de aços planos e longos, a ArcelorMittal já investe há alguns anos para ter o clima como seu aliado. A unidade da ArcelorMittal Tubarão (ES), maior produtora de aços planos do Brasil e uma das referências em sustentabilidade no setor, buscou uma assessoria estratégica para riscos climáticos, visando a melhoria contínua no desempenho dos modernos controles ambientais que já adota. A ideia era encontrar soluções que integrassem consultoria, análises, atendimento personalizado e aplicativos para facilitar o recebimento e monitoramento de alertas meteorológicos.
 
“Percebemos que era preciso contar com um serviço de monitoramento climático que permitisse correlacionar dados em tempo real de sensores, radares e satélites, conseguindo captar a movimentação das precipitações, ventos e descargas atmosféricas com bastante antecedência. A Climatempo foi a empresa selecionada para prestar esse serviço porque é uma das referências em meteorologia no Brasil e está entre as líderes globais em inteligência meteorológica. A tecnologia garante uma maior acurácia nas previsões, o que impacta diretamente no processo de tomada de decisões para garantir a segurança de colaboradores, de processos, do meio ambiente e das comunidades do entorno”, diz Leonardo Dias de Abreu, especialista da Gerência de Sustentabilidade e Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão.
 
Segurança e planejamento

A Climatempo tem desenvolvido ferramentas e soluções personalizadas para atender seus clientes, como do caso da ArcelorMittal Tubarão. "São diversos usuários chave cadastrados para recebimento dos alertas via SMS, e-mail e/ou pelo app SMAC. Também temos acesso a consultas específicas no site da Climatempo e possibilidade de contato direto com a equipe por telefone”, diz Abreu.
 
No caso da ArcelorMittal Tubarão, recentemente a empresa solicitou, como forma preventiva, diminuir alguns limiares para recebimento de alertas, como o de velocidade do vento. “Quando chegam os avisos conseguimos redobrar a atenção e intensificar nossas ações de controle, como a umectação de pátios e a lavagem de vias internas. Esse trabalho tem surtido bons resultados, com os dados fornecidos de forma ágil pela Climatempo sendo fundamentais para o suporte às decisões na empresa”, afirma o especialista de Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão.
 
O SMAC oferece previsão para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, com um sistema de alerta exclusivo via push. Os assinantes recebem no visor do celular os avisos sob as condições severas de tempo. Além de contar com alertas via sms, e-mail e voz, também possuem acesso a um dashboard com limiares de risco customizáveis, animação em tempo real com imagens do satélite Goes-16. Para captar as informações, a Climatempo, que abrange dados de toda a América Latina, utiliza diversos sensores espalhados pelo mundo, principalmente para a detecção de raios, o que auxilia no monitoramento de tempestades, por exemplo.
 
“As informações possibilitam mais segurança para as empresas e uma maior eficiência no planejamento dos trabalhos. Além disso, contribuem para uma redução de riscos ocasionados pelo mau tempo e reduzem os gastos com danos decorrentes das situações de clima severo”, explica Patricia Madeira, meteorologista e diretora de Produtos da Climatempo.
 
O case da ArcelorMittal com a utilização dos serviços da Climatempo será compartilhado com seus colaboradores em setembro, durante a 41ª SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente). Representantes da empresa de meteorologia vão participar do evento para dividir um pouco mais sobre o projeto realizado com a produtora de aço e mostrar o impacto do clima nas ações do dia a dia.
 
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais. Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. A fusão estratégica dá a Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços e energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Fonte: Linhas Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras