Loading...

Notícia

Publicado: 21/10/2016 01:00h

Gestão hídrica na ArcelorMittal Tubarão

Gestão hídrica na ArcelorMittal Tubarão

Durante esse período de crise hídrica, a ArcelorMittal Tubarão tem tomado uma série de medidas visando aumentar a ecoeficiência da utilização de água doce em seus processos operacionais e para consumo humano, bem como buscado continuamente soluções para reaproveitamento e eliminação de perdas. Uma Estação de Tratamento de Água para reuso já está em fase de conclusão, representando o maior investimento privado de reuso no Espírito Santo, num total de R$ 23 milhões.

Com essa iniciativa, a empresa poderá chegar à produção de até 400 m³/h de água industrial, dependendo do volume efluente disponível, incluindo o esgoto doméstico tratado na própria unidade. A nova estrutura é uma das ações do Plano Diretor de Águas, aprovado pela ArcelorMittal Tubarão no segundo semestre de 2014 e que, de janeiro deste ano até hoje, fez com que a empresa reduzisse seu consumo de água doce em 30%.

A empresa também tem adotado uma série de ações internas voltadas à otimização dos seus processos, como a eliminação de perdas e aumento dos reusos internos, muitas dessas iniciativas, inclusive, sugeridas pelos próprios empregados, que estão mobilizados e engajados na busca de soluções para o problema. Também tem utilizado água de reuso para limpeza e umectação de vias e efetuado a aplicação de polímeros nas pilhas de matérias-primas, reduzindo o consumo de água no sistema de aspersão, o que tem garantido uma índice de recirculação total de água doce superior a 97%, sendo referência na Siderurgia Mundial. Informa, ainda, que integra o grupo técnico da Cesan que está trabalhando na identificação de soluções e tecnologias para novas fontes alternativas de água.

Dentre as ações em finalização um estudo para recepção do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos de Manguinhos; e um projeto para reuso de água de retrolavagem da estação de tratamento de água de Carapina. Além disso, fechou uma parceria com o Instituto Terra, com a participação do Governo, para contribuir com a preservação de 4.750 nascentes de água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Estão sendodestinados pela empresa R$ 6,8 milhões em insumos como grampos, arames e mourões, beneficiando diretamente cerca de 2,5 mil proprietários rurais. A empresa ratifica que a gestão hídrica sempre foi uma prioridade estratégica recorrente ao longo da sua história e que sua unidade é dotada de um sistema que garante que 95,5% de toda a água utilizada em sua usina venha do mar.

Essa água é captada, circula por diversos setores refrigerando equipamentos, sem entrar em contato com nenhum material, e retorna ao mar. Os outros 4,5% da água são provenientes de água doce bruta,fornecida pela Cesan, e que são tratadas em duas ETA internas pela ArcelorMittal, uma para água de qualidade industrial e outra de qualidade potável para seus quase 11 mil empregados e terceiros.

A empresa acrescenta que está sempre em busca de soluções para aprimorar sua gestão hídrica e que tem, inclusive, projetos de dessalinização em estudo. Destaca, ainda, que promove periodicamente campanhas internas para alertar sobre o tema e que graças a essas ações e ao alto nível de conscientização dos seus empregados e terceirizados, o volume atual de água potável tem representado cerca de 10% do consumo na empresa.


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras