Loading...

Notícia

Publicado: 07/06/2017 22:35h

Fechamento de aterro de resíduos industriais foi a iniciativa mais recente

Fechamento de aterro de resíduos industriais foi a iniciativa mais recente

Fechamento de aterro de resíduos industriais foi a iniciativa mais recente

A ArcelorMittal Cariacica tem implementado ações e programas para garantir um alto controle ambiental. Nos últimos quatro anos, a empresa aplicou aproximadamente R$ 33 milhões em iniciativas para a promoção de melhorias no seu sistema produtivo e na gestão ambiental. O fechamento do antigo aterro de resíduos industriais foi mais um passo nesse sentido. A obra, que foi entregue no dia 11 de maio, demandou investimentos de R$ 3,5 milhões.
 
Além do encerramento do aterro, a reforma do sistema de despoeiramento e o monitoramento online de particulados da chaminé da Aciaria, a umectação de pilhas de coprodutos (molhar os materiais para evitar a emissão de poeira), a pavimentação e varrição mecânica das vias, o alto índice de circulação de água, a preservação do seu cinturão verde e o Programa Ar Limpo são outras ações desenvolvidas na área ambiental. “São iniciativas que visam aumentar a performance da nossa gestão ambiental, imprimindo um maior controle nas diversas etapas do processo produtivo e de maneira sustentável”, aponta o diretor da ArcelorMittal Cariacica, Fernando Magalhães.
 
Aterro de resíduos industriais - Iniciada em maio de 2016, a obra de fechamento do antigo aterro de resíduos industriais da empresa foi finalizada em dezembro de 2016 e entregue no dia 11 de maio. O aterro operou de 2000 a 2011 para a deposição do pó da Aciaria.
 
A cerimônia de entrega, com evento no auditório da empresa e visita ao aterro fechado, com descerramento de placa, reuniu autoridades e representantes das comunidades do entorno. Participaram da solenidade, dentre outros, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho; o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Marcus Zanotti Soares; o vice-presidente de Operações Aços Longos Brasil da ArcelorMittal, Marcelo Marino; a gerente de Meio Ambiente Aços Longos e Mineração, Luciana Magalhães; a gerente geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal, Paula Harraca, e o diretor da ArcelorMittal Cariacica, Fernando Magalhães.
 
Para o encerramento do aterro, foi usada uma geomembrana (manta de liga plástica), que impede o contato da água da chuva com o resíduo depositado no terreno. O objetivo é preservar a qualidade do solo e das águas subterrâneas. “Para garantir a estabilidade do fechamento do aterro, haverá avaliação periódica da área, com monitoramento ambiental e geotécnico”, ressalta a analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal Cariacica, Carla Caon.
 
As intervenções foram aprovadas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e era uma condicionante ambiental. O pó da Aciaria da unidade atualmente é direcionado para uma indústria de Minas Gerais, que utiliza o material como matéria-prima.


Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras