Loading...

Notícia

Publicado: 26/03/2014 17:03h

Fachada da Fafabes, em Vitória, passa por obras de restauração

Fachada da Fafabes, em Vitória, passa por obras de restauração

Trabalhos, iniciados neste mês de março, vão durar cinco meses e contarão com participação de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social formados pela Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios (EMPAO).

O centenário prédio da Fafabes (Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo), no Centro de Vitória, está ganhando uma grande reforma neste ano.

De importante valor histórico para o Estado, o espaço, doado em 2009 para a Santa Casa de Misericórdia e que completou 100 anos em 2012, não vem sendo utilizado há anos. Mas agora, com apoio da ArcelorMittal Tubarão, que financiará a ampla restauração a ser feita pelo Instituto Goia, passará a abrigar o setor de Oncologia da Santa Casa. A mudança visa a facilitar o acesso dos pacientes portadores de câncer ao local de tratamento, hoje dificultado pelo difícil acesso ao hospital especialmente a esses pacientes, já debilitados pela doença.

Iniciada neste mês de março, a reforma será realizada em oito etapas e tem prazo de entrega de cinco meses. A restauração contemplará toda a fachada do espaço, restabelecendo suas características originais.

Os trabalhos contarão com a participação de seis a oito jovens com idades entre 18 e 24 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social e se formaram pela Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios (EMPAO), projeto do Instituto Goia.

O Instituto Goia atua há mais de 10 anos atua em obras de restauro e capacita, anualmente, 40 jovens na arte da restauração por meio de aulas teóricas e práticas e trabalho monitorado remunerado em obra. Neste período, 30 edificações localizadas na Grande Vitória e no interior do Estado já foram reformadas pelo Instituto. Apoiadora da iniciativa desde 2008, aArcelorMittal Tubarão está investindo R$ 200 mil na obra da Fafabes. Nesses mais de cinco anos de parceria com a produtora de aço, cerca de 70 jovens foram formados e pelo menos 15 monumentos históricos restaurados, entre eles: Theatro Carlos Gomes, Capela Santa Luzia, Igreja Nossa Senhora do Rosário,Estação Ferroviária de Marechal Floriano e o Centro Cultural de Mimoso do Sul.

O Instituto Goia O Instituto Goia, que na língua tupi significa Gente Semelhante, é uma associação de fins não econômicos e possui como principal objetivo a promoção da cidadania por meio da preservação e proteção do patrimônio cultural. O Instituto possui atuação destacada na área de valorização e preservação do patrimônio cultural do estado do Espírito Santo, tendo recebido várias menções honrosas e votos de louvor pelo trabalho desenvolvido.

Dentre as obras de restauração executadas, incluem-se monumentos tombados em nível federal (Capela Santa Luzia, Museu Solar Monjardim e Igreja São Gonçalo Garcia); estadual (Palácio Anchieta, Theatro Carlos Gomes, Museu de Artes do Espírito Santo, Escola de Teatro e Dança FAFI, Estação Ferroviária de Marechal Floriano) e municipal (Mercado São Sebastião, Centro cultural Glória-SESC, Palacete Bighi de Muqui), além de diversas edificações identificadas como de interesse de preservação, especialmente no município de Vitória.

Fonte: Mile4 Assessoria de Imprensa

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras