Loading...

Notícia

Publicado: 26/06/2017 23:06h

Empreendedores culturais de Cariacica se reúnem em mais um fim de semana de qualificação

Empreendedores culturais de Cariacica se reúnem em mais um fim de semana de qualificação

O Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais de Cariacica terá, neste fim de semana, dias 30 de junho e 1º de julho, o seu quarto encontro presencial, no Centro Cultural Frei Civitella di Trento, em Campo Grande.
 
A qualificação, promovida pela parceria entre ArcelorMittal Cariacica, Prefeitura Municipal e Galpão Cine Horto, inicialmente beneficiaria a 50 empreendedores culturais, mas fechou sua turma com 72 participantes, devido a tamanha procura durante o período de inscrições.
 
O módulo destas sexta e sábado debaterá o tema “Mapeamento cultural participativo” e será ministrado pela antropóloga, mestre em Sociologia e coordenadora executiva da ONG Favela é Isso Aí, de Belo Horizonte, Clarice Libânio.
 
O encontro irá propor a construção coletiva de um mapa cultural de Cariacica, com identificação colaborativa das principais práticas culturais, manifestações, festas, patrimônio material e imaterial, artistas e grupos em atividade nas diversas regiões do município.
 
Segundo o produtor cultural Guilherme Silva, em cada encontro, os professores têm levado provocações aos artistas, empreendedores e gestores culturais participantes do curso, para que eles possam repensar o fazer cultural.
 
“Neste curso há uma integração muito grande de diferentes áreas pensando junto a questão cultural de Cariacica. Este pensar coletivamente e a troca de conhecimentos com os professores têm sido muito importantes para todos”, afirma.
 
Guilherme Silva destaca que o próprio secretário municipal de Cultura, Erildo Denadai, também está participando da qualificação. “Isso melhora os debates e as articulações. Quanto mais unidos estivermos em prol da cultura, mais sairemos ganhando”, completa o produtor cultural.
 
Envolvido com a cena cultural de Cariacica desde a década de 80, o jornalista, músico e produtor cultural Jacques Douglas Mota também está entusiasmado com o programa de qualificação. “Quando a gente tem contato com a experiência pessoal de outros produtores, também ampliamos a nossa visão. O curso está empolgando a todos. É uma proposta de imersão que tem valido muito a pena e nos dá força para mais anos de trabalho”, enfatiza.
 
Sobre o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais
 
O Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais é um desdobramento do Diagnóstico Cultural promovido pela ArcelorMittal Cariacica nos bairros do seu entorno. A qualificação tem o objetivo de contribuir para a profissionalização do mercado cultural de Cariacica e a dinamização do cenário local.
 
A programação inclui temas como produção e gestão cultural, planejamento e mobilização, mapeamento cultural participativo, elaboração de projetos, políticas culturais e desafios do setor, entre outros. As aulas ocorrerão até 18 de setembro, com módulos presenciais e à distância.
 
Após a realização do módulo “Elaboração de Projetos”, os participantes do curso serão convidados a desenvolver seus próprios projetos sob tutoria dos professores. Os resultados serão apresentados ao público durante um evento aberto realizado ao final da qualificação. O programa é desenvolvido pelo Galpão Cine Horto - centro cultural de Belo Horizonte e viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).


Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras