Loading...

Notícia

Publicado: 06/05/2015 15:40h

Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho é celebrado com evento na ArcelorMittal Cariacica

Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho é  celebrado com evento na ArcelorMittal Cariacica

O dia 28 de abril foi de reflexão e conscientização dos trabalhadores de todo o mundo quanto aos riscos de acidentes no trabalho. Foi quando a ArcelorMittal Cariacica comemorou o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho. A empresa dedicou todo esse dia para a realização de ações de conscientização de seus empregados sobre a importância da segurança e da saúde durante o período de trabalho, em um evento conhecido como Dia S.

Para falar mais sobre o tema, foi convidado o consultor organizacional Ton Neumann, que apresentou a palestra “Campeões de Segurança” em dois horários para os empregados da Usina: às 9h e às 17h. A apresentação abordou a importância de cada empregado se sentir responsável e agir de maneira a evitar riscos no ambiente profissional.

“O Dia S acontece em todas as unidades do Grupo ArcelorMittal no mundo para celebrar o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho. É um momento de sensibilização, de diálogo, para reforçar a importância da segurança para cada empregado, individualmente, e consequentemente para a empresa”, explica a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno.

Durante o evento, o diretor da Unidade de Cariacica, Fernando Magalhães, destacou a importância do dia para a empresa. “A segurança para a ArcelorMittal é um valor. O Dia S é bastante representativo porque é um dia em que todos falam de segurança na empresa. Temos desenvolvido muitos trabalhos em prol da segurança, modernizando equipamentos e trabalhando para que as pessoas tenham o entendimento de que o principal agente da segurança dela é ela mesma”, disse.

Quem também prestigiou o evento foi o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho. Ele ressaltou que não existe hoje planos de segurança das repartições públicas e que aquele era um momento enriquecedor para o prefeito e o cidadão. “É importante saber que temos uma empresa que tem preocupação com segurança. Devemos lembrar que abaixo do uniforme existem pessoas”, afirmou.

Jornada de Saúde e Segurança As ações em comemoração ao Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho foram além do dia 28 de abril na ArcelorMittal Cariacica, pois desde o dia 22, os empregados contaram com uma programação voltada para o tema, com a discussão de diferentes assuntos em reuniões de equipes, minicurso de combate a incêndio, auditorias de análise preliminar de risco nas áreas, seções especiais de ginástica laboral, apresentações de estatísticas de incidentes e saúde, entre outras.

“O que estamos praticando hoje, temos que trazer para o dia a dia. Nossa atitude dentro da usina está mudando. Temos vários esforços da área comportamental, com psicólogos, com engenheiros de segurança, com médico. Cada um na sua área fazendo a mudança acontecer”, enfatizou o especialista em Saúde e Segurança da ArcelorMittal Cariacica, Miguel Quintão.

Exemplos dos terceiros As boas práticas de segurança e saúde realizadas por empresas terceirizadas que atuam na ArcelorMittal Cariacica também ganharam destaque durante o Dia S. A Usina selecionou cinco boas práticas realizadas por quatro empresas prestadoras de serviço e as exibiu por meio de fotos em um grande painel disponível no pátio da ArcelorMittal Cariacica.

Os empregados escolheram as duas melhores práticas, tendo como empresas vencedoras a PH Transportes, que apresentou uma escavadeira com câmeras laterais e traseiras, que proporciona melhor visibilidade ao operador; e a Portside, que apresentou uma empilhadeira com câmeras e isolante acústico, que melhora a visibilidade do operador, eliminando pontos cegos e diminuindo o risco de atropelamento e colisão.

“O terceiro na ArcelorMittal é um parceiro de trabalho. Você percebe a integração de todos. É fundamental que as pessoas entendam que a gente está falando a mesma língua”, disse o gerente da Unidade da PH Transportes na ArcelorMittal Cariacica, Ricardo Freitas Gonzaga. Fonte: Contatus Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras