Loading...

Notícia

Publicado: 21/06/2017 18:49h

Boas práticas ambientais e sociais são parte do dia a dia da ArcelorMittal Cariacica

Boas práticas ambientais e sociais são parte do dia a dia da ArcelorMittal Cariacica

As ações e os programas desenvolvidos pela ArcelorMittal Cariacica para a sustentabilidade ambiental e seu papel na questão social têm abrangido anualmente as comunidades localizadas no entorno da empresa. Somente em seu Sistema de Gestão Ambiental, a ArcelorMittal Cariacica investiu cerca de R$ 33 milhões nos últimos quatro anos.
 
Para controlar e realizar o tratamento do material particulado (poeira) gerado na produção do aço, a empresa possui tecnologias como a Torre de Troca de Calor (Hot Quanting Tower) e o sistema de despoeiramento equipado com filtros mangas, que captam e resfriam e tratam as partículas, evitando que sejam emitidas para a atmosfera. Esses sistemas atuam 24 horas por dia e realizam o monitoramento online. Os dados gerados são enviados mensalmente ao órgão ambiental, como forma de comprovar a eficácia do sistema.
 
A ArcelorMittal Cariacica também promove o reaproveitamento da água em suas atividades. Calcula-se que em torno de 98% da água utilizada na atividade industrial da empresa passa pelo processo de tratamento e recirculação – volume suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 450 mil habitantes.
 
A umectação de pilhas de coprodutos, a pavimentação e a varrição mecânica das vias, o alto índice de circulação de água, a preservação do seu cinturão verde e o Programa Ar Limpo são outras atividades desenvolvidas pela área ambiental da empresa. Somente o cinturão verde da unidade ocupa mais de 567 mil metros quadrados.  
 
“Os sistemas de controle de emissões atmosféricas da ArcelorMittal Cariacica possuem monitoramento e rastreabilidade com o objetivo de analisar os dados gerados e verificar os efeitos resultantes, seja para correção ou aperfeiçoamentos”, destaca a analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal Cariacica, Carla Caon.
 
Em maio de 2017, a empresa fez a entrega oficial da obra de fechamento do seu antigo aterro de resíduos industriais, que operou entre os anos 2000 e 2011 para a deposição de pó de Aciaria. Esta obra contou com um investimento aproximado de R$ 3,5 milhões. Atualmente, o pó de Aciaria da ArcelorMittal Cariacica tem como destino final uma indústria em Minas Gerais, que utiliza o material como matéria-prima, retornando, assim, ao ciclo produtivo.
 
Conscientização ambiental como parte do negócio
 
Além das práticas de mapeamento, monitoramento e controle ambiental, a ArcelorMittal Cariacica desenvolve iniciativas para a conscientização de moradores da região onde está inserida, visando às mudanças de comportamento e à adoção das boas práticas ambientais. O programa Germinar de Educação Ambiental e o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA) sensibilizaram, em 2016, mais de 4.900 pessoas, entre estudantes, educadores e comunidades de bairros de Cariacica, em relação às questões ambientais. 
 
Voltado para alunos e educadores do ensino infantil e fundamental de escolas de Cariacica, o Programa Germinar de Educação Ambiental inclui cursos, acompanhamentos nas escolas, visita monitorada de alunos à empresa, oficinas com temática socioambiental, entre outros, buscando conscientizar os participantes sobre a importância de uma sociedade sustentável.
 
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA), por sua vez, estimula a experimentação científica nas unidades escolares de Cariacica através do desenvolvimento de um projeto. A cada ano, é escolhido um tema a ser trabalhado. Em 2017, o tema debatido é “Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade”.
 
Para o desenvolvimento do projeto, a ArcelorMittal Cariacica qualifica os professores das instituições participantes, sobre como conduzir o projeto com os alunos. Também oferece material didático para os educadores trabalharem o tema em sala de aula e disponibiliza uma plataforma on-line com materiais de referência.
 
Ao trabalhar a questão na sala de aula, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017 pretende envolver estudantes e professores sobre a importância do tema no cotidiano, estimular a curiosidade, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico.
 
Projetos de responsabilidade social
 
Por meio de parcerias com o poder público, a Fundação ArcelorMittal e as lideranças comunitárias, a ArcelorMittal Cariacica desenvolve projetos voltados para a educação, a saúde, a qualificação e a promoção social de moradores de bairros do seu entorno.
 
Atualmente, sete projetos estão em atividade: o Ver e Viver, o Digna Idade, o Acordes, o Cidadania Digital, o Portas Abertas, o Cidadãos do Amanhã e o Programa de Capacitação de Gestores Culturais. Para o segundo semestre está previsto o retorno dos projetos Artes Cênicas Mês a Mês e Circuito do Conhecimento, que em 2016 levaram apresentações teatrais, educação ambiental e promoção da saúde para as comunidades.


Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras