Loading...

Notícia

Publicado: 09/03/2022 14:26h

Belgo Bekaert adere ao Movimento Mulher 360

Belgo Bekaert adere ao Movimento Mulher 360

Em um ano, empresa dobrou a presença feminina em cargos de liderança. Com a nova parceria, se compromete com o desenvolvimento econômico da mulher no ambiente laboral


A Belgo Bekaert acaba de anunciar sua adesão ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, o Movimento Mulher 360, que se compromete com a promoção da diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor. A assinatura celebrará o Dia Internacional da Mulher. A empresa segue firme na sua meta de ter 30% de mulheres em seus quadros funcionais até 2030 e, por conta disso, tem adotado diversas medidas internas que visam à equidade de gênero e o empoderamento feminino e se tornado signatária de diversos movimentos sociais que reforçam a equidade de gênero.

“A adesão ao Movimento Mulher 360 inclui a Belgo Bekaert em mais uma relevante rede de interação com outras grandes empresas para compartilhar práticas e aprender com suas experiências, o que representa uma troca muito rica, uma vez que a educação permite quebrar muitos vieses”, reforça a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert, Luciana Macedo. “Mais do que criar oportunidades para novos postos de trabalho, buscamos oferecer às mulheres qualidade no ambiente laboral, principalmente nas fábricas, visando sempre à equidade, a quebra de preconceitos e a manutenção de espaços cada vez mais saudáveis e preparados para elas”, conclui.

A criação da Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social em 2021, comandada pela executiva Luciana Macedo, já apresenta resultados importantes: a Belgo Bekaert viu dobrar a presença feminina em cargos de liderança. Das 484 mulheres empregadas pela empresa em 2020, 7,9% eram líderes. Já em 2021 o número saltou para 14,4%. Além de Macedo, o evento que marca o início da nova parceria contará com a presença da CEO da Goldenberg Diversidade e Gestora Executiva Movimento Mulher 360 Margareth Goldenberg, e das lideranças do Grupo de Equidade de Gênero da Belgo Bekaert Taciane Oliveira e Mariana Rodrigues.

Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) são a base conceitual das atividades e conteúdos programáticos do Movimento Mulher 360. Durante o ano, a Belgo Bekaert participará de diálogos com outras empresas associadas sobre diversas temáticas como a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal das mulheres; raça, gênero e sexual; assédio e outros tipos de violência; liderança feminina; e práticas de desenvolvimento, treinamento, mentorias e apadrinhamentos para mulheres.

Força feminina na Belgo Bekaert

Em 2021, a Belgo Bekaert se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU; e em meio à pandemia, que registrou no Brasil um aumento significativo da violência contra a mulher no ambiente doméstico, a empresa lançou o programa Belgo por Elas, aderindo à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Instituto Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral. No ano passado, a Belgo assumiu o compromisso de ter pelo menos 30% de mulheres em seus quadros funcionais até 2030 . Atualmente, dos 3.740 empregados, 13% são mulheres.

Porém, o movimento para incentivar cada vez mais o protagonismo das mulheres na metalurgia, um setor com predominância de mão de obra masculina, já ocorre há mais tempo. Em 1995, a Belgo Bekaert contratou Patrícia Reis, a primeira engenheira mulher do Brasil em uma fábrica de steel cord (arame de aço para reforço de pneus), hoje Gerente de Operações da Belgo-Mineira Bekaert em Vespasiano. Há 3 anos, a empresa também conta com a primeira mulher no board da empresa, Clarisse Drummond, atual Diretora de Gente, Cultura e Engajamento, responsável por liderar um movimento interno que estimula a diversidade, inclusão e igualdade no ambiente de trabalho.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Belgo Bekaert
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras