Loading...

Notícia

Publicado: 22/10/2018 00:00h

Associação Mundial do Aço premia gestão da água na ArcelorMittal Brasil

Associação Mundial do Aço premia gestão da água na ArcelorMittal Brasil
A ArcelorMittal Brasil ganhou o prêmio Steelie Awards, que reconhece anualmente indivíduos ou companhias de destaque na indústria do aço. A iniciativa é promovida pela Worldsteel Association, entidade que agrega as principais siderúrgicas do mundo. O Plano Diretor de Águas (PDA) foi o vencedor na categoria Excelência em Sustentabilidade. A premiação foi entregue em 16 de outubro, durante encontro anual da associação, realizado em Tóquio, no Japão. Nossa empresa foi representada por Brian Aranha, VP Executivo de Estratégia, Tecnologia, P&D, Marketing e Automotivo global. “Este reconhecimento demonstra a responsabilidade da ArcelorMittal com uma questão extremamente importante para a sociedade brasileira, que é a disponibilidade dos recursos hídricos. Além de reduzir os riscos de desabastecimento de nossas unidades, as ações transformaram ameaças em oportunidades. O PDA sistematizou iniciativas já existentes e criou outras, unindo esforços na identificação de fontes alternativas e na melhoria da eficiência dos processos”, destaca o Gerente Geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Guilherme Correa Abreu.


O Plano Diretor de Águas tem o objetivo de garantir a disponibilidade do recurso para as operações em curto, médio e longo prazo. Ele foi implantado em todas as unidades industriais da ArcelorMittal no Brasil, exceto nas plantas recém-incorporadas de Barra Mansa e Resende, que estão previstas para 2019, assim como a Mina do Andrade e a ArcelorMittal Mineração Serra Azul. Os trabalhos também foram iniciados para aplicação da metodologia na ArcelorMittal BioFlorestas. Alinhada à quinta diretriz para o desenvolvimento sustentável do Grupo - Usuário confiável do ar, da terra e da água, a criação do PDA foi motivada pela crise hídrica ocorrida em 2015, na região da Grande Vitória (ES), ameaçando a continuidade da produção da unidade de Tubarão. Nesse processo, contamos com o suporte da equipe do Centro de R&D de Asturias, na Espanha, referência no tema. Os PDAs incluem ações contínuas para aumentar a eficiência, reduzir o consumo, identificar fontes alternativas de suprimento de água e maximizar o reuso de efluentes em nossas unidades. Hoje, a ArcelorMittal Brasil possui um dos mais altos índices de recirculação de água dentre as produtoras de aço brasileiras, de aproximadamente 98%. Segundo dados do IABr (Instituto Aço Brasil), em 2013, a recirculação média de água no parque siderúrgico brasileiro foi de 96%.

“Nosso desafio, agora, é levar essa questão para além dos limites da empresa, articulando junto ao poder público, ONGs e grandes consumidoras para garantir a produção de água de forma sustentável. Algumas iniciativas já estão em curso, como o apoio a projetos de proteção e recuperação de nascentes. Porque de nada adianta a indústria fazer a sua parte se o recurso não estiver disponível”, completa Guilherme Abreu.

Steligence® também é reconhecido

O Grupo ArcelorMittal também ganhou o prêmio Steelie na categoria Excelência na Avaliação do Ciclo de Vida, por seu conceito Steligence®. O Steligence® vai além das excelentes credenciais de reciclagem do aço e do baixo teor de carbono incorporado para garantir a sustentabilidade de projetos construtivos. Ele oferece aos desenvolvedores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros uma maneira totalmente nova de pensar sobre construção, capacitando-os a desenvolver uma economia verdadeiramente circular. Este prêmio reconhece o melhor uso do pensamento sobre o ciclo de vida para melhorar o meio ambiente em termos de marketing e / ou influência regulatória, aplicação de projetos e desenvolvimento de novos produtos.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras