Loading...

Notícia

Publicado: 21/11/2018 21:32h

As experiências na crise hídrica do Rio São Francisco são tema de palestra e livro a ser lançado, em Vitória

As experiências na crise hídrica do Rio São Francisco são tema de palestra e livro a ser lançado, em Vitória

O fantasma da crise hídrica voltou a rondar os principais reservatórios do país, especialmente da Região Sudeste. Diante dos problemas de segurança hídrica no país, agravados pelo cenário de intensas mudanças climáticas, que geram temperaturas cada vez mais altas e maior instabilidade no padrão das chuvas, a expectativa é de que novas crises de escassez de água ocorram Brasil afora. Essa preocupante situação impõe grandes desafios tanto para os formuladores de políticas públicas, na busca de soluções sustentáveis para o problema, quanto para os cidadãos que, cada vez mais, precisam estar atentos para o uso consciente do recurso.

Há cinco anos atuando na área, sobretudo na gestão de conflitos e alocação de águas em momentos de escassez, o professor Valmir de Albuquerque Pedrosa, doutor em gestão de recursos hídricos, estará em Vitória neste mês para ministrar palestra sobre tema que tem tudo a ver com esse cenário. Intitulada “Conciliação no Direito Ambiental - Experiências na crise hídrica do Rio São Francisco”, a apresentação também marcará o lançamento do livro “Construindo a segurança hídrica - Experiências na crise hídrica do Rio São Francisco”. A obra foi escrita pelo palestrante, que é engenheiro Civil, doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal de Alagoas, em coautoria com o diretor de relações institucionais da Associação Brasileiras das Operadoras Privadas de Saneamento (ABCON), Percy Soares Neto.

No livro, assim como na palestra, é apresentada uma visão atual e ampla de ações de gestão, obras e criação de pactos para a construção da segurança hídrica. Os especialistas relacionam informações de várias regiões do mundo, sempre alinhadas pelos problemas comuns na busca pela ampliação da segurança hídrica, assim como estudos de caso e recomendações que visam ampliar essa segurança no país. 

“São explorados casos reais, numa abordagem diferenciada, sobre um tema ainda incipiente no Brasil em relação às fontes alternativas de água, como o reúso do esgoto doméstico tratado e a dessalinização. Espero que esta publicação estimule um olhar especial para o futuro”, comenta João Bosco Reis da Silva, gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, autor do prefácio do livro. 

A palestra “Conciliação no Direito Ambiental - Experiências na crise hídrica do Rio São Francisco”, com lançamento do livro “Construindo a segurança hídrica”, será promovida no dia 23 de Novembro, das 13 às 15 horas, pela Escola de Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), com apoio da ArcelorMittal Tubarão. As inscrições, com vagas limitadas a magistrados e mediadores, devem ser feitas no site da EMES: www.tjes.jus.br/emes. 

Saiba mais

Valmir Pedrosa é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. No triênio 2016-2018 atuou como assessor técnico do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBSHF). No mesmo período tem mantido regular cooperação técnico-científica na gestão de conflitos e de recursos hídricos com a ArcelorMittal Tubarão – a maior usina de produção de aço plano do Brasil, pertencente ao maior grupo do mundo na produção de aço. É coordenador da pesquisa “A gestão da água do Canal do Sertão Alagoano”, financiada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/AL) em uma articulação institucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). É autor do livro “Solução de conflito pelo uso da água” - 2017.

Percy Soares Neto é formado em Administração e Comércio Exterior na Universidade do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul, com mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira na gestão das águas no Rio Grande do Sul, quando atuou no Programa Pró-Guaíba do Governo do Estado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e foi fundador e primeiro secretário Executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. No Ministério do Meio Ambiente foi membro da equipe do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Entre 2009 e 2018 coordenou a Rede de Recursos Hídricos da Indústria, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), implementando um modelo inovador de exercício da representatividade entre os segmentos engajados na gestão dos recursos hídricos. Atualmente, é diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras