Loading...

Notícia

Publicado: 08/04/2019 08:58h

As crianças e o teatro

As crianças e o teatro

No próximo mês, as portas do Teatro Universitário da Ufes vão se abrir para um projeto inédito no Espírito Santo: o Diversão em Cena, considerado o maior programa nacional de formação de público para teatro infantil. Dentre os objetivos desta iniciativa, cujos ingressos serão gratuitos ou a preços populares, está aproximar um pouco mais as crianças do palco e do mundo fantástico de magia e diversão que ele representa.

Uma missão nobre e até desafiadora num país onde a maioria da população ainda está muito afastada dos anfiteatros e seus espetáculos. Estudo divulgado em julho do ano passado pelo Instituto J Leiva Cultura & Esportes, em parceria com o Datafolha e com apoio do Ministério da Cultura, apontou que 37% dos entrevistados nunca foram ao teatro e outros 32% foram, mas há mais de um ano. Ou seja, pouco mais de 30% costumam frequentar os anfiteatros com alguma regularidade. Não há percentuais específicos no que tange à presença de crianças e adolescentes nos teatros, mas pode-se presumir que não sejam muito diferentes.

Com o Diversão em Cena, a expectativa é mudar um pouco esse cenário entre os capixabas. Afinal, teatro é cultura e, como tal, representa uma excelente forma de comunicação, expressão e linguagem que possibilita explorar diferentes maneiras de aprender e de se manifestar.

No caso especial das crianças, ao assistirem a uma dramatização, elas têm a oportunidade de ver o mundo de uma forma diferente, sob novas interpretações e visões. Além de divertir, essa experiência ajuda no seu desenvolvimento afetivo, corporal, psicológico e cognitivo. É a criança interagindo com o mundo, assistindo a histórias com outros olhos, aprimorando sua habilidade de argumentação e de crítica de forma não violenta.

Ao ser inserido na formação infantil, o teatro também ajuda a complementar o crescimento pessoal da criança, pois a conecta física e emocionalmente e promove, na prática, o espírito de equipe, a confiança no outro, a convivência e a busca pela interação, condições essenciais para a criação de uma geração de cidadãos atuantes e críticos, mas ao mesmo tempo solidários e tolerantes com as diferenças.

O Diversão em Cena chega para aguçar e estimular todos esses e muitos outros benefícios. Numa verdadeira maratona cultural, até novembro, mês a mês crianças e, também adultos, claro, poderão contemplar a magia do teatro em produções de cenário, figurino, música e iluminação da mais alta qualidade. Prestigie!
 
Foto: Herta Torres - Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras