Notícias - ArcelorMittal

Publicado 14/10/2013

ArcelorMittal Tubarão promove 35ª Sipat e Semana de Saúde

ArcelorMittal Tubarão promove 35ª Sipat e Semana de Saúde

Entre as novidades está um simulador de direção defensiva virtual que reproduz ruas e condições do trânsito adversas e ajuda a preparar os motoristas para encarar as ruas de verdade.

Ele vem com pedais, volante, câmbio e visão completa das janelas e retrovisores do carro. Tudo conectado para ser pilotado como em um vídeo game. Longe de ser brincadeira de criança, entretanto, essa máquina tem uma função muito séria e importante. Trata-se do simulador que, recentemente, passou a ser obrigatório para a formação de condutores no Brasil.

Pois é essa uma das novidades que vão estar disponíveis para os empregados da ArcelorMittal Tubarão, de 14 a 18 de outubro, durante a 35ª Sipat e Semana de Saúde, que a empresa realizará  no seu estacionamento alternativo.

A ideia do simulador é permitir aos interessados agregar conhecimentos sobre o trânsito e seus cuidados, vivenciando condições adversas num ambiente virtual, projetado para ser o mais parecido possível com o real. “É um ótimo recurso para ajudar a treinar o tempo de frenagem, a distância segura entre os carros, os procedimentos necessários em caso de acidente ou da troca de um pneu, os pontos cegos do carro, a velocidade ideal para cada pista, enfim, tudo isto é possível conhecer por meio de um simulador”, avalia o presidente da CIPA, Juliano Coelho.

Além do simulador, o evento também disponibilizará um ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) para os interessados em fazer doação de sangue. Contará, ainda, com estandes com orientações sobre práticas saudáveis e dicas de segurança para o ambiente de trabalho e o dia a dia. Com o tema “Nada é mais importante do que Saúde e Segurança”, a Sipat tratará de questões como a prevenção ao câncer de pele, doenças sexualmente transmissíveis, gerenciamento de estresse, dengue e muito mais. A expectativa da empresa é que pelo menos 6 mil pessoas entre empregados e terceiros, visitem o evento.