Loading...

Notícia

Publicado: 05/07/2019 12:06h

ArcelorMittal Tubarão inicia testes em primeira mão de “Poste Inteligente” de startup capixaba

ArcelorMittal Tubarão inicia testes em primeira mão de “Poste Inteligente” de startup capixaba
Economia, menos risco de acidente e inovação. Esses são os ingredientes que motivaram a Startup Fleximetal Brasil a pensar em soluções diferenciadas para grandes empresas como a ArcelorMittal Tubarão. Uma das inovações já está sendo avaliada pela área de Energia da empresa: o poste inteligente (Flipposte). Trata-se de um acessório com uma dobradiça acoplado à haste da luminária do poste, que pode ser manipulada do chão. Esta melhoria possibilita a execução de manutenção da luminária no nível do solo, sem a necessidade de trabalho em altura. A primeira instalação foi em dois postes da Área Administrativa, próximo ao Centro de Treinamento.

A peça foi desenvolvida pela startup em uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Associação de Empresários da Serra (ASES). De acordo com o CEO da Fleximetal Brasil, Robson Barreto, o produto foi patenteado e aprovado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “As startups precisam fazer essa conexão com a academia e tornar a ideia real. E as empresas sempre nos apoiam para validar o projeto. Isso facilita a comercialização desse novo produto, pois já há um respaldo de uma grande empresa como a ArcelorMittal”, destaca Robson.

Para o Gerente de Área de Manutenção da Distribuição de Energia da ArcelorMittal Tubarão, Caio Vidigal, todos se beneficiam com esta parceria. “Ganha a ArcelorMittal Tubarão, com a possibilidade de testar em primeira mão esta inovação, ganha a Fleximetal, com a disponibilização do nosso parque industrial para validação do invento, e ganha a sociedade, com o apoio da empresa a uma startup capixaba, estimulando a geração de empregos, renda e oportunidades para empresas locais.”

Empresa

A Fleximetal Brasil, uma startup incubada no Centro Tecnológico do Ifes (Serra), é uma empresa de desenvolvimento sustentável de base tecnológica com foco na inovação que cria valor para seus parceiros por meio de soluções inovadoras e disruptivas, percebidas através de ganhos em qualidade, produtividade, segurança e redução de custos, em especial nas áreas de Engenharia, Energia, Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás. 

O Flipposte é um sistema fabricado em material metálico, galvanizado, instalado entre a base do braço tradicional e o seu ponto de fixação, tornando-o flexível. Sua aplicação ao sistema tradicional fornece solução simples à manutenção do ponto danificado, uma vez que torna acessível o ponto que irá ser manutenido, sem o uso de equipamentos pesados, aplicável a postes convencionais e metálicos. Entre outras vantagens, ele gera maior facilidade da manutenção do ponto de iluminação e monitoramento; redução de riscos operacionais dos profissionais envolvidos na atividade; redução da equipe de manutenção e operação; redução de custos fixos com pessoal e máquinas especiais; fim dos transtornos nas vias públicas e melhoria na mobilidade Urbana.

O produto já recebeu vários prêmios, como o 2º Lugar Salão do Inventor Brasileiro - IBI/CENDI (2015); Startup Acelerada - Inovativa Brasil (2016); Empresa Sustentável - Shell Live Wire Brasil/ Shell Iniciativa Empreendedora (2017) e Prêmio POP - Shell Iniciativa Empreendedora (2017).

Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras