Notícias - ArcelorMittal

Publicado 19/03/2021

ArcelorMittal lança o XCarb™, um marco no seu compromisso de produzir aço neutro em CO?

A ArcelorMittal anunciou o lançamento das suas três primeiras iniciativas XCarb™ como parte da sua jornada para atingir seu compromisso de emissão líquida zero de carbono até 2050. Na prática, o XCarb™ irá reunir todas as atividades e produtos de aço fabricados com baixa emissão de CO? ou zero carbono na ArcelorMittal, bem como iniciativas mais abrangentes e projetos de inovação verde, em um único esforço para se alcançar progressos na neutralidade de carbono. Para apoiar este lançamento, a ArcelorMittal anuncia três iniciativas com a marca XCarb™: 
 
- ‘XCarb™ Certificados verdes para aço’ oferecem aos clientes reduções de emissão Escopo 3;
- ‘XCarb™ Aço produzido de forma reciclada e renovável’, um produto pioneiro para o cliente com baixa emissão de CO? inferior a 300kg CO?/ton aço;
- ‘XCarb™ Financiamento em inovação’ para tecnologias inovadoras de fabricação de aço com zero emissão de CO?.

Comentando o lançamento, Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, disse:
 
“As mudanças do clima são uma enorme prioridade para a sociedade. Na ArcelorMittal nós temos um papel importante a desempenhar para ajudar a sociedade a atingir os objetivos do Acordo de Paris e estamos determinados a liderar a transição da nossa indústria para um aço neutro em CO?.”
 
“Nós temos a escala, os recursos e a capacidade tecnológica para proporcionar um impacto significativo e já identificamos as rotas para a fabricação de aço neutro em CO? através dos nossos caminhos de Smart Carbon e Innovative DRI.”
 
“Nosso lançamento hoje do XCarb™ reúne toda a amplitude de nossa atividade de descarbonização sob uma única marca. O objetivo é demonstrar às partes interessadas a grande variedade de iniciativas que estamos criando para alcançar nosso objetivo de emissões zero CO? até 2050, enquanto ao mesmo tempo oferecemos soluções que ajudem nossos clientes a abordar seus próprios objetivos, demonstrando o importante papel do aço numa futura economia circular.”
 
As primeiras iniciativas XCarb™ a serem lançadas são:
 
‘XCarb™ Certificados verdes para aço’
Nas operações de produtos planos da ArcelorMittal Europa estamos investindo em uma ampla gama de iniciativas para reduzir as emissões de CO? em nossos altos-fornos. Essas iniciativas incluem como principais projetos o Smart Carbon: Torero – transforma biomassa em bio-carvão para substituir o uso de carvão fóssil nos altos-fornos; e o Carbalyst – captura de gás de alto-forno rico em CO e conversão em bio-etanol, que pode ser usado para fabricar produtos químicos de baixo carbono. Outro projeto compreende a captura de gases residuais ricos em hidrogênio do processo de fabricação do aço para ser injetado nos altos-fornos, reduzindo o uso de carvão.
 
Esses esforços de investimentos resultam em consideráveis reduções de CO2, que podem ser transferidas para os clientes na forma do primeiro programa de certificação da indústria do aço. A reduções de CO2 são contabilizadas, verificadas de forma independente, e depois convertidas em XCarb™ certificados verdes de aço, usando um fator de conversão que representa a intensidade média de emissão de CO2 na fabricação de aço rota integrada na Europa. O programa, portanto, oferece aos clientes a oportunidade de comprar certificados vinculados à compra do produto aço, permitindo que possam relatar a redução nas suas emissões de CO2 Escopo 3 de acordo com o padrão GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard. A empresa antecipa que terá 600 mil toneladas equivalentes aos certificados verdes de aço até o final de 2022. 
 
‘XCarb™ Aço produzido de forma reciclada e renovável’
O ‘XCarb™ produzido de forma reciclada e renovável’ foi projetado para produtos fabricados em Forno Elétrico a Arco (FEA) usando sucata de aço. Produzido de forma reciclada e renovável significa que no processo produtivo foi utilizado material reciclado (sucata) e eletricidade renovável, o que resulta em uma pegada de carbono extremamente baixa, podendo chegar até aproximadamente 300kg de CO2 por tonelada de aço. Este processo é aplicável em casos quando for utilizada apenas sucata como carga metálica. Essa oferta é destinada a clientes de produtos planos e longos. A eletricidade usada no processo de fabricação do aço é verificada de forma independente com “Garantia de Origem” considerando que seja de fontes renováveis.
 
‘XCarb™ Financiamento em inovação’
A ArcelorMittal lançou um fundo de inovação que irá investir até $100 milhões por ano em empresas que desenvolvem tecnologias inéditas ou inovadoras para acelerar a transição da indústria do aço para uma fabricação de aço neutro em CO2. Para ser elegível ao fundo, a empresa precisa estar desenvolvendo tecnologias que ajudem a ArcelorMittal em sua jornada para a descarbonização. A tecnologia precisa também ser comercialmente utilizada em larga escala. 


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal