Loading...

Notícia

Publicado: 13/07/2018 20:17h

ArcelorMittal ajuda a proteger nascentes do Rio Doce

ArcelorMittal ajuda a proteger nascentes do Rio Doce

No mês passado, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Movimento Todos pelo Rio Doce promoveu uma grande força-tarefa para proteger 150 nascentes do rio Doce, sendo 115 em municípios de Minas e outras 35 em cidades do Espírito Santo. A ArcelorMittal doou mais de 15 mil estacas, 160 mil metros de arame e quase 500kg de grampos para o cercamento das nascentes. Cerca de dois mil voluntários participaram da iniciativa.

O apoio a esta ação está alinhado à Diretriz para o Desenvolvimento Sustentável do Grupo - Usuário confiável de ar, água e território. “Além das estratégias de redução de consumo e diversificação da matriz hídrica, temos que pensar na produção de água. De nada adianta reduzir o consumo se não tivermos água para captar”, destaca o Gerente Geral de Meio Ambiente da ArcelorMittal Brasil, Guilherme Abreu, que lembra, ainda que a empresa é signatária do Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica.

O Movimento Todos pelo Rio Doce também mobilizou mais de 3.600 escolas estaduais de Minas Gerais, com mais de dois milhões de alunos matriculados, para apoiar e debater, ao longo desta semana, a importância dos rios para o ser humano. No Espírito Santo foram envolvidas 100 escolas estaduais da região do rio Doce, com mais de 60 mil alunos.

“A parceria com a ArcelorMittal foi fundamental para o sucesso da ação.Acreditamos que a mobilização da sociedade pode acelerar a recuperação do Rio Doce, que começa pela proteção das nascentes. Uma grande ação voluntária pode ajudar na conscientização das próximas gerações sobre a importância da conservação dos rios”, explica Theo Penedo, coordenador geral do Movimento Todos pelo Rio Doce.

A bacia hidrográfica do Rio Doce tem uma extensão de 83.400 quilômetros quadrados, dos quais 86% pertencem a Minas Gerais e os outros 14% ao Espírito Santo. Abrange 228 municípios (202 mineiros e 26 capixabas), onde vivem aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.  A estimativa é que essa bacia tenha 375 mil nascentes e, dessas, 350 mil precisam de algum tipo de recuperação ou proteção.

O Movimento Todos pelo Rio Doce tem o apoio do Instituto Terra, dos governos de Minas e do Espírito Santo, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Cruz Vermelha do ES, dos Escoteiros do Brasil, e de outras empresas.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras