Loading...

Notícia

Publicado: 21/03/2018 14:39h

Aest sedia Campeonato Brasileiro de Tênis em Cadeiras de Rodas

Aest sedia Campeonato Brasileiro de Tênis em Cadeiras de Rodas

O Espírito Santo sediará, neste mês de março, o Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas Aest. A competição será promovida na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest), em Manguinhos, Serra. A programação contará com abertura e Congresso Técnico, no dia 27, e jogos de 28 a 31 de março. A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e reunirá 31 atletas de diversos clubes brasileiros e contará pontos para o ranking brasileiro.

A escolha da Aest para sediar a competição se deu a partir da aprovação do Projeto ‘Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas Aest’, firmado com o CBC através do Edital de Chamamento de Projetos n°07/2017, contendo as diretrizes básicas para apresentação de Projetos, considerando o disposto na Lei n. 9.615/1998, conhecida como Nova Lei Pelé.

Sobre a importância desse Campeonato, o responsável pelo Setor de Esportes da AEST, Paulo Eduardo Rodrigues, destaca seu viés inclusivo. “Trata-se de uma competição que visa revelar e preparar atletas dentro do ciclo paraolímpico e tem, ainda, um aspecto social valioso que é de inclusão e desenvolvimento de pessoas com limitações física”, explica.

História

A origem do tênis em cadeira de rodas é norte-americana. Foi em 1976 que Jeff Minnenbraker e Brad Parks criaram as primeiras cadeiras adaptadas para o esporte. Aos poucos, a modalidade se difundiu rapidamente nos Estados Unidos e no mundo.

Quando foi criada a Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas (IWTF, em inglês), em 1988, o esporte já estava bem encaminhado para se tornar paraolímpico, tendo participado, naquele ano, dos Jogos de Seul como exibição. Em 1992, nos Jogos de Barcelona, a disputa paraolímpica foi oficializada, valendo medalhas pela primeira vez.

No Brasil, o primeiro atleta a ter contato com o tênis em cadeira de rodas foi José Carlos Morais. Ele conheceu o esporte em 1985, na Inglaterra, quando competia com a seleção de basquete em cadeira de rodas. Onze anos depois, Morais foi aos Jogos Paraolímpicos de Atlanta e, ao lado de Francisco Reis Junior, se tornou o primeiro brasileiro a representar o país na modalidade.

Classificação

Para competir no tênis em cadeira de rodas, o único requisito é que o atleta tenha sido diagnosticado com uma deficiência relacionada à locomoção. Ou seja, deve ter perda funcional significante de uma ou mais partes extremas do corpo. Se o atleta não for capaz de participar de competições no tênis convencional, estará credenciado a jogar na cadeira de rodas.


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras