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Publicado: 13/06/2025 16:47h

Rumo inicia operações com trens de 135 vagões nas principais rotas do agronegócio brasileiro

Rumo inicia operações com trens de 135 vagões nas principais rotas do agronegócio brasileiro

Composições passam a transportar mais de 17 mil toneladas por trem e reforçam a eficiência das operações ferroviárias em direção ao Porto de Santos

Comprometida com uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro, a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, iniciou no primeiro trimestre de 2025 as operações com os trens de 135 vagões. A nova etapa do projeto, faz parte dos compromissos de aumento de capacidade da Malha Paulista, os trens que antes circulavam com 120 vagões, passaram a operar com as novas formações nos dois principais corredores ferroviários do agronegócio brasileiro, saindo diariamente dos terminais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins em direção ao maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos.

Os projetos focados no aumento da capacidade tiveram início em 2021, quando a companhia começou a operar com 120 vagões. “Iniciamos em 2015 com 80 vagões, depois passamos para 120 e, agora, quase dobramos nossa capacidade por trem com o modelo de 135 vagões. O crescimento do agronegócio no Brasil, particularmente nas áreas onde operamos, motivam a Rumo a ampliar sua logística para oferecer mais eficiência aos seus clientes”, esclarece Bruno Casarini, diretor de Operações e Manutenção da Rumo.

O acréscimo na capacidade do trem de 135 vagões proporcionou em média um aumento de 1.200 toneladas úteis de carga por trem, a redução de uma hora no Transit Time (tempo de intervalo viagem do terminal até o destino) e melhor eficiência energética (substituindo até 530 caminhões diários nas estradas, totalizando cerca de 6 mil por mês). Em fevereiro, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas para o Porto de Santos.

“Para que esse projeto se tornasse realidade, as equipes da Rumo trabalharam nos últimos três anos em frentes estratégicas, operacionais e técnicas para viabilizar essa composição que faz entregas mais rápidas com o mesmo número de trens, porém com mais vagões”, explica o diretor.

Estudos e investimentos

A concessionária investiu aproximadamente R$350 milhões de reais para viabilizar o novo modelo de operação, incluindo a expansão dos pátios de manobra e as obras para a composição do trem. A companhia também conduziu um estudo sobre força e tração, instalando sensores nos engates, com o objetivo de compreender os desafios técnicos e operacionais da nova locomotiva.

Máxima eficiência

O Ministério da Agricultura e Pecuária estima que, nos próximos dez anos, a produção de grãos no Brasil alcançará um aumento de 27%. Por outro lado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esclarece que a performance econômica na região deve ser principalmente impulsionada pelo rendimento agrícola. A colheita de grãos de 2024/2025 pode atingir um recorde de 322,25 milhões de toneladas. Para atender toda a demanda da safra, a Rumo está realizando diversas obras e já entregou 25% das previstas no caderno de obrigações. Com esses resultados a concessionária elevou a capacidade de toneladas movimentadas por ano subiu de 45 milhões de toneladas/ano em 2020 para atuais 53 milhões de toneladas/ano, a previsão é que até o fim das obras a empresa alcance 75 milhões de toneladas/ano na capacidade.

Quadro comparativo

O trem de 135 vagões, com capacidade para transportar aproximadamente 17.200 toneladas de grãos, apresenta um aumento na capacidade em comparação às composições anteriores: o trem de 120 vagões (15.500 ton) e o de 80 vagões (7.600 ton). Em média, saem diariamente oito trens de 135 vagões com destino a Santos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Rumo Logística
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