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Publicado: 17/01/2018 21:02h

Comércio capixaba registra melhora nas vendas

Comércio capixaba registra melhora nas vendas
Setor tem confirmado as expectativas dos economistas

No último mês de novembro, as vendas do comércio capixaba apresentaram um avanço de 3,2% na série livre dos efeitos sazonais, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Já em relação a outubro de 2017, mesmo com a Black Friday, o desempenho das vendas apontou uma pequena variação negativa (-0,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comparativo anual, com referência novembro de 2016, os indicadores registraram melhores resultados. A variação do volume de vendas apresentou-se positiva, tanto no varejo restrito (+3,2%) quanto no varejo ampliado (+18,1%). No que diz respeito às taxas acumuladas, o volume de vendas do comércio varejista restrito do Espírito Santo apresentou variação negativa no acumulado do ano (-2,3%) e no acumulado dos últimos doze meses (-2,9%). Desde 2015 o indicador acumulado no ano apresenta variações negativas, mas o registrado em novembro é o menor em 30 meses.

Os resultados das vendas do comércio varejista capixaba estão notadamente melhores que os registrados no ano de 2016. Segundo o presidente da Federação do Comércio, José Lino Sepulcri, o crescimento mês a mês é gradual e ainda tímido, mas o comércio varejista capixaba tem apresentado uma tendência de melhora desde o início do ano de 2017. “A maioria dos segmentos pesquisados obteve crescimento, mostrando que o efeito da queda nas taxas de juros vem refletindo na recuperação das vendas desses segmentos”, explica.

Desempenho por atividades
O comércio varejista ampliado, na comparação entre novembro de 2016 e 2017, registrou que seis dos dez segmentos pesquisados apresentaram variação positiva, destacando-se “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” com crescimento de (+53,2%) em relação ao mesmo mês do ano passado. E outros segmentos que tiveram altas significativas nessa comparação, como: “Veículos, motocicletas, partes e peças” com variação positiva de (+51,8%); e “Móveis e Eletrodomésticos” (+39,4%), destaque para o segmento de Móveis que cresceu (+51,4%).

Brasil
No Brasil, em comparação com o mês de novembro de 2016, os indicadores registraram resultados melhores. A variação do volume de vendas apresentou-se positiva tanto no varejo restrito (+3,2%), quanto no varejo ampliado, registrando taxas de +18,1%. Os resultados nacionais do varejo ampliado no acumulado do ano e no acumulado dos últimos doze meses foram respectivamente de +3,7% e de (+2,6%).

Fonte: iá! Comunicação
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