Notícias - Gerais

Publicado 08/08/2019

Sesi e Senai levam serviços inovadores para a MEC SHOW

Sesi e Senai levam serviços inovadores para a MEC SHOW

Que tal poder realizar uma avaliação em saúde e segurança e receber um diagnóstico dos pontos de melhoria na qualidade de vida do trabalhador em todos os âmbitos? É exatamente isso que oferece a Pesquisa de Saúde Ocupacional com a Metodologia ASSTI, que será apresentada em primeira mão no stand do Sesi e do Senai na MEC SHOW 2019 – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, que acontece no Carapina Centro de Eventos, a partir desta terça-feira (06) até quinta-feira (08).

A Metodologia de Avaliação em Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), desenvolvido pelo diretório regional do Sesi na Paraíba, atende a esse novo momento da indústria, que exige soluções inovadoras adequadas às mudanças nas relações de trabalho e no modo de produzir, diante da utilização cada vez maior de tecnologias, sobretudo quando o assunto é ambiente de trabalho seguro e saudável.

Totalmente informatizada, a metodologia consiste no uso de tablets para a aplicação de um questionário junto aos trabalhadores da empresa com o envio dos resultados a um sistema que realiza a tabulação dos dados. Assim, ao final do processo avaliativo, será possível elaborar um plano de ação customizado de acordo com as necessidades da empresa.

Durante a feira, o público também poderá experimentar a ferramenta de gestão Sesi Viva+.

Competição

Sucesso durante a edição de 2018, o Lean Game volta ao MEC SHOW. O Senai realizará uma competição com o público e o vencedor será premiado com um tablet.

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica. Para isso, precisam analisar os processos produtivos, identificando gargalos, desperdícios e implementando as melhorias necessárias, por meio da aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing ou manufatura enxuta. Cada etapa representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema. Ao longo do jogo são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta, de modo que ao final do jogo a fábrica funcione muito melhor do que no início, e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Esse game é utilizado pelo Senai nas consultorias de produtividade.

FindesLab

O Senai abre o ciclo de palestras da Ilha de Inovação com o tema “FindesLab: oportunidades para inovação”, com o especialista em inovação, Marcos Tesch Cavicchia, a partir das 16h.

A Ilha de Inovação é um espaço dentro da MEC SHOW em formato de arena voltado para o estímulo ao desenvolvimento de ideias que podem auxiliar nos processos industriais. No local estarão reunidos protótipos, casos, simuladores e exemplos das novas tecnologias que estão transformando a realidade no Brasil e no mundo.



Fonte: Comunicação e Relacionamento - FINDES