Loading...

Notícia

Publicado: 20/06/2018 00:00h

Indústria representou 80% das empresas no primeiro ciclo do Peiex no Espírito Santo

Indústria representou 80% das empresas no primeiro ciclo do Peiex no Espírito Santo
Empresários capixabas celebraram na manhã desta quarta-feira (20) o encerramento do primeiro ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES), desenvolvido pelo Secretaria Estadual de Desenvolvimento em parceria com a Apex-Brasil. A indústria teve participação expressiva: dos 146 participantes, 118 são indústrias, com destaque para setores tradicionais da economia, como vestuário (27), rochas ornamentais (20) e alimentos (19).

O evento, realizado no Palácio Anchieta, teve a participação do governador Paulo Hartung e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o embaixador Roberto Jaguaribe – que garantiu a realização de um novo ciclo no Estado em breve. Para o presidente do Sistema Findes, o programa fortalece o processo de internacionalização das indústrias, ação que também vem sendo realizada por meio do Centro Internacional de Negócios da Federação.

“Identificar empresas com potencial exportador é o primeiro passo para a internacionalização, mas é preciso capacitar gestores – em especial nas micros, pequenas e médias – a fim de criarmos uma cultura exportadora no país. Ficamos felizes com a participação de setores tradicionais da indústria no Peiex-ES, que têm buscado ser mais produtivos, inovadores e competitivos, e agora encontram novos mercados fora do país”, destacou Castro.

O presidente do Sindirochas-ES, Tales Pena Machado, enalteceu a atuação da Apex-Brasil. “Há 20 anos, o setor de rochas era muito cobrado para diminuir o volume de blocos exportados e investir em chapas, trabalhando com produtos de maior valor agregado. A Apex-Brasil foi uma parceira fundamental para iniciarmos esse processo de transformação, ainda em curso na indústria capixaba”, lembrou Machado.

Peiex-ES

O Peiex-ES oferece às empresas qualificação gratuita, apresentando as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional. Durante a participação no programa, as empresas têm a oportunidade de participar de oficinas e capacitações oferecidas pela Apex-Brasil, feiras internacionais e rodadas de negócio.

Reunião na Findes

Na tarde desta quarta-feira (20), o presidente da Apex-Brasil participou de reunião na sede da Findes com representantes da indústria. Na oportunidade, a Federação apresentou os produtos e serviços desenvolvidos por meio do recém-lançado programa +Negócios, e debateu os desafios para os exportadores.

“Iniciamos um trabalho de inteligência comercial, identificando leads, produtos comprados em Estados vizinhos que poderiam sair do Espírito Santo, estudando viabilidade comercial, concorrentes e traçando planos de ação para as empresas”, detalhe o presidente do Sistema Findes.

“São estratégias que vão pavimentar uma nova cultura exportadora na indústria capixaba, começando desde a inovação e a melhoria de processos produtivos, chegando à geração de notas fiscais no mercado internacional”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras