Notícias - Fibria

Publicado 08/08/2018

‘Água é da sua conta’: alunos de Aracruz economizam água e comemoram no cinema

‘Água é da sua conta’: alunos de Aracruz economizam água e comemoram no cinema

Estudantes de escolas municipais de Aracruz terão a oportunidade de assistir a uma sessão de cinema nesta quinta (9/8) e sexta-feira (10/8) como reconhecimento por seu empenho no projeto ‘Água é da sua Conta’, para reduzir o consumo de água em suas casas. A iniciativa é promovida pela Fibria, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE) e Prefeitura de Municipal de Aracruz.

Serão realizadas três sessões de cinema, sendo duas na quinta e uma na sexta-feira, com a participação de um total de 117 alunos de nove escolas, sendo que a maioria irá ao cinema pela primeira vez. O filme escolhido é a animação Hotel Transilvânia III.

O projeto teve início no dia 22 de março - Dia Mundial da Água - e, somente em seu primeiro mês, 42% dos 605 alunos participantes apresentaram redução no consumo de água em suas casas. Neste período, foram economizados 800m3 de água, com redução média de 24% no consumo, conforme apontou a análise das contas de água das respectivas famílias. Na primeira premiação, cinco crianças com os melhores resultados de cada escola receberam kits da Copa do Mundo, com camisa e calção infantil da seleção, bolas e bandeiras.

Segundo o analista de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Ghustavo Henrique Fabris Petri, o ‘Água é da sua Conta’ tem como objetivo fomentar a prática da redução no uso da água, do consumo consciente e da importância deste recurso natural. O programa busca como resultado diminuir o volume de água consumido nas residências, na escola e até mesmo nos locais de trabalho de seus familiares.

O reconhecimento do menor consumo residencial vem sendo realizado mensalmente e vai até novembro, quando está previsto o término do programa. Ao final, haverá uma premiação para a escola que tiver o menor consumo durante todo o período da iniciativa. Os prêmios mensais incluirão jogos de tabuleiro, material esportivo (bolas de vôlei, futebol), passeios pedagógicos, materiais escolares, bicicletas, entre outros.

“O envolvimento das crianças e dos adolescentes é o ponto forte deste programa. Sua transformação por meio da educação ambiental é um fator que marca não só a vida deles, mas também alcança as famílias e cria-se um legado de responsabilidade com o meio ambiente. É um projeto onde todos ganham: os alunos, as escolas, as famílias, o meio ambiente e a sociedade”, destaca Ghustavo.

Para a pedagoga da escola Bárula Neves dos Santos, Marlene Fernandes Madeira, todo projeto que venha acrescentar no ensino-aprendizagem é muito bem-vindo. “Esse é um trabalho de conscientização que atravessa os muros da escola. Os alunos estão muito empenhados e as famílias também estão envolvidas. Aqui na escola conversamos com os pais, enviamos bilhetinhos e já estamos vendo os resultados deste empenho”, ressalta Marlene.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Fibria