Loading...

Notícia

Publicado: 05/04/2023 16:11h

Motociclistas movimentam a economia do Córrego do Feijão

Motociclistas movimentam a economia do Córrego do Feijão

Quem passou pelo Córrego do Feijão no sábado, 1 de abril, foi surpreendido pelo grande fluxo de visitantes que ocupou a área central da comunidade. A Feira Sabores do Feijão, que reúne mensalmente produtores locais e moradores, ganhou novas proporções com a chegada dos 80 motociclistas que participaram da última edição da rota Capitão Senra. Além de movimentar a economia local e fortalecer o mototurismo na região, os visitantes marcaram a realização da primeira feira na Praça Central – entregue recentemente pela Vale, como parte do Território-Parque. O projeto, em curso desde 2019, contribui com o processo de ressignificação de Córrego do Feijão.

“O evento foi sensacional, muito além da nossa expectativa. A comunidade estava vibrante e a interação com o grupo foi muito boa”, diz Geraldo Juliani, motociclista responsável pela organização do passeio. Ele conta que o grupo saiu de Belo Horizonte, desceu a Serra do Rola Moça, passou por Casa Branca e seguiu para o Córrego do Feijão. “Chegamos por volta das 12h para almoçar. Havia várias opções de pratos e estava tudo muito gostoso. Todo mundo conseguiu comer bem, acabamos com o estoque dos produtores”, lembra Juliani. Com foco nos produtos artesanais, agroecológicos e gastronômicos, foram comercializados quitandas, temperos, verduras e hortaliças agroflorestais, bebidas, pães, espetinhos, entre outros. Feira Sabores do Feijão passou a ser realizada na Praça Central da Comunidade.

As próximas edições da Feira Sabores do Feijão serão realizadas na Praça Central da comunidade.

Kele Cristina Camargo Rodrigues Gamas, do ateliê Art com graça, é crocheteira e expositora da feira, que foi idealizada pela Associação Comunitária dos Moradores de Córrego do Feijão, com o apoio da Associação de Produtores de Córrego do Feijão e da Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra. Ela, que participa do evento desde a primeira edição, realizada em dezembro do ano passado, comemora o sucesso do último fim de semana. “O movimento foi bem maior que o das feiras anteriores. Além dos motociclistas, a comunidade também se fez presente, foi muito bom”, conta.

A artesã celebra ainda a mudança da feira para a Praça Central. “Foi maravilhoso, o ambiente é outro, é um lugar bonito, é mais confortável e chama mais atenção. Estamos no centro do Córrego do Feijão, quem passa por aqui vê a feira acontecendo”, explica. “Não teve quem não gostou do novo espaço. Todos saíram querendo voltar. Já temos duas novas visitas programadas, uma no dia 16 e outra no dia 30 de abril”, reforça Juliani. Agora, a comunidade de Feijão passa a fazer parte da rota para futuras edições.

Para Kele, a inclusão do Córrego do Feijão como ponto de parada da Rota Capitão Senra só tem a contribuir para a economia local. “Economicamente será muito bom para os produtores. Além disso, vai dar visibilidade ao Córrego do Feijão, que é um lugar maravilhoso, com pessoas maravilhosas. Não é mais aquilo que passou”, afirma.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras