Loading...

Notícia

Publicado: 15/04/2024 12:56h

ArcelorMittal destina mais de 160 toneladas de materiais recicláveis para associação de João Monlevade

ArcelorMittal destina mais de 160 toneladas de materiais recicláveis para associação de João Monlevade

Parceria com a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) gera preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia da região

O uso consciente dos recursos e altos índices de reciclagem estão entre os pilares das diretrizes de sustentabilidade adotadas pela ArcelorMittal, líder no setor de aços no Brasil. Como parte desse compromisso, a Mina do Andrade, localizada em Bela Vista de Minas (MG), conta com uma parceria com a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) para destinar materiais como papel, papelão e plástico. 

Desde 2017, quando a Mina do Andrade iniciou a parceria, a ArcelorMittal entregou para a Atlimarjom mais de 160 toneladas de recursos recicláveis – incluindo também as doações realizadas pela Usina de Monlevade, que passou a destinar fardos de plástico para a Associação em 2022. 

Motivos não faltaram para a Associação comemorar o Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, celebrado no início deste mês, em 1º de março. Atualmente, a instituição possui 40 cooperados residentes de João Monlevade e faz a coleta seletiva em todos os bairros da cidade. Dessa forma, o esforço conjunto contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o fortalecimento da economia local. 

A analista de Meio Ambiente da Mina do Andrade, Marina de Castro, conta que o material reciclável é entregue na sede da Associação de duas a três vezes por semana, dependendo do volume gerado. Ela destaca que é uma satisfação fazer parte de uma iniciativa como essa, que contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a empresa está presente. “Com o volume repassado semanalmente pela empresa, além da destinação correta de materiais, contribuímos com a categoria de catadores independentes que, ao longo dos anos, conseguiram se unir e se profissionalizar", ressalta.

Os dados de crescimento da Atlimarjom, que completa 23 anos de fundação em maio, comprovam isso. Segundo Valdete Firmina Roza, tesoureira da instituição, a Associação foi criada com o propósito de resgatar a cidadania e profissionalizar os trabalhadores que atuavam no lixão da cidade. Mensalmente, cerca de 120 toneladas de materiais recicláveis são vendidas, o que reafirma o papel da instituição:  proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Parte do dinheiro arrecadado é utilizado para o pagamento das despesas da Associação, enquanto o restante é dividido entre eles. 

“Essa parceria com a ArcelorMittal é muito importante para a Atlimarjom, especialmente nos primeiros anos em que estávamos realizando a coleta em apenas alguns bairros. A doação de materiais nos ajuda a compor a carga necessária para as vendas semanais. Temos orgulho de chegarmos aqui, pois são muitos anos de trabalho e luta. Só temos a agradecer aos nossos parceiros que contribuíram para isso”, completa.

Valdete, que faz parte da Associação desde a sua criação, comemora que no último ano passaram a atender de 23 a 74 bairros, ou seja, toda a cidade. Ela conta que, com apoio da prefeitura, a população aderiu a proposta e, hoje, João Monlevade pode ser considerada um caso de sucesso na região. “Realizamos um trabalho intenso de porta em porta e educativo com os moradores, o que resultou em uma participação muito ativa. Queremos ser referência nesse processo e esperamos que outras cidades sigam esse exemplo", finaliza Valdete.

Desenvolvimento Sustentável no DNA 

O Grupo ArcelorMittal adota uma estratégia de sustentabilidade baseada nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável (DDS), alinhadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As orientações refletem práticas e tendências de gestão social, econômica e ambiental ligadas ao negócio da empresa. Cada uma delas visa alcançar metas que contribuam para um futuro sustentável, abrangendo desde a segurança e qualidade de vida dos empregados até a responsabilidade ambiental e social da empresa, bem como o compromisso com a inovação e o desenvolvimento da comunidade em que está presente. Todas as diretrizes/ações podem ser conferidas no portal da ArcelorMittal.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras