Loading...

Notícia

Publicado: 25/03/2024 14:52h

Programa Partilhar: mais de 290 iniciativas sociais realizadas em 2023 no Espírito Santo

Programa Partilhar: mais de 290 iniciativas sociais realizadas em 2023 no Espírito Santo

Mais de 40 contratos aderiram ao programa, via metodologia própria, no Espírito Santo

O ano de 2023 gerou resultados significativos para o Programa Partilhar, iniciativa da Vale que tem como objetivo apoiar e incentivar sua cadeia de fornecedores a contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

Em 2023, foram mais de 970 iniciativas sociais promovidas o que significa um investimento de cerca de R$ 28,5 milhões em todo país. No Espírito Santo foram aproximadamente 290 iniciativas sociais e um investimento R$ 5,76 milhões, incluindo ações voltadas para área da educação, esporte e cultura; capacitações técnicas e cursos profissionalizantes; além de reformas e construções de espaços e organizações sociais.

Desde o lançamento do Programa, em 2020, o Partilhar estimulou mais de 280 fornecedores em todo país a realizarem iniciativas sociais, que foram acordadas durante os processos de contratação. O resultado trazido pelas empresas fornecedoras que aderiram ao programa reforça o compromisso da Vale e sua cadeia de suprimentos junto às comunidades onde atua.

Ações sociais

No Espírito Santo, a Sincroniza Engenharia viabilizou oficinas de capacitação e treinamento na área de Estética e Beleza para moradores da comunidade Jardim Carapina, em Serra. Ao todo, foram 54 alunos que participaram de cursos práticos em manicure, corte de cabelo masculino e penteados, e designer de sobrancelhas.
Marize Lima Anatório foi uma das alunas do curso de corte de cabelo masculino. Segundo Marize, fazer a capacitação tinha um propósito maior do que ter uma nova fonte de renda, ajudar o próprio filho: “Como ele ainda não tinha idade para participar dos cursos, quis aprender para poder ensiná-lo e, assim, garantir que ele poderá ter uma oportunidade para ser uma pessoa melhor e não seguir o caminho errado. Agradeço aos professores e aos colegas pelas trocas, que essa parceria da Vale e da Sincroniza possa se fortalecer ao longo dos anos em prol da nossa comunidade”, afirma.

“Estamos muito felizes! O projeto nasceu com a ideia do empoderamento para a comunidade, onde todos se sintam valorizados e confiantes para sonhar, buscar e conquistar tudo que for possível por meio da formação e capacitação, oportunizando assim novas fontes de renda. Acreditamos que é por meio de iniciativas como essa que, com dedicação, temos a oportunidade de construir uma sociedade bem melhor para todos”, afirma César Campos, coordenador administrativo da Sincroniza Engenharia.

Metodologia própria e inovadora

Com o Programa Partilhar, além de analisar aspectos como preço e a capacidade técnica do fornecedor, compõe também a análise o Índice de Valor na Comunidade (IVC), indicador criado pela empresa que reflete a contribuição socioeconômica dos fornecedores para as comunidades. Uma pontuação alta no IVC pode representar um diferencial competitivo para o fornecedor nos processos de contratação.

A metodologia do IVC é baseada em critérios objetivos, com divulgação aos participantes de forma transparente.

Para conhecer mais detalhes sobre o Programa Partilhar, clique aqui.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras