Loading...

Notícia

Publicado: 13/12/2023 14:25h

Petrobras adquire 29 blocos no Leilão de Oferta Permanente da ANP

Petrobras adquire 29 blocos no Leilão de Oferta Permanente da ANP

Companhia priorizou atuação em parceria e com objetivo de diversificação de portfólio, combinando nova fronteira exploratória em complemento à produção no pré-sal

A Petrobras foi a grande vencedora do 4º Ciclo da Oferta Permanente. A companhia adquiriu 29 blocos na Bacia de Pelotas, no regime de concessão, em leilão realizado hoje (13/12) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A companhia priorizou ativos em áreas marítimas (offshore) e atuação em consórcio com outras empresas.

A Petrobras será operadora em todos os blocos adquiridos, sendo três em consórcio com Shell (30%) e CNOOC (20%) e 26 em consórcio só com a Shell (30%). Os novos blocos estão localizados na área de abrangência do Rio Grande do Sul.

O valor do bônus de assinatura a ser pago em abril de 2024 pela companhia é de cerca de R$ 116 milhões. Este valor representa menos de 1% dos investimentos aprovados no Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras e já estavam previstos no Plano.

Estratégia

A Petrobras atuou de forma seletiva no leilão, refletindo a estratégia de recompor seu portfólio exploratório por meio de novas fronteiras com potencial geológico. 

Atualmente quase 80% da produção da companhia está concentrada no pré-sal, que segue sendo seu principal ativo com grande diferencial competitivo econômico e ambiental, com produção de óleo de melhor qualidade e com menores emissões de gases de efeito estufa. 

Em complemento aos investimentos no pré-sal e na Margem Equatorial brasileira, a Petrobras busca assegurar a sustentabilidade da produção futura de óleo e gás, que se desenvolverá de forma integrada com outras fontes de energia e contribuirá para que o processo de transição energética ocorra de forma justa, segura e sustentável.  Os 29 blocos se somam ao portfólio atual da companhia que conta com 47 blocos.

A aquisição dos 29 blocos exploratórios irá assegurar a incorporação de mais de 20 mil km2. Com isso, a área exploratória total da companhia passa a ser de 50 mil km2.

“Novas fronteiras, a exemplo dos blocos adquiridos hoje, são essenciais para que a demanda de energia seja atendida. Por isso, buscamos a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda de energia durante a transição energética com a menor pegada de carbono possível”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

“Estamos comprometidos em desenvolver essas áreas com as mais avançadas tecnologias de descarbonização, com segurança e a responsabilidade socioambiental reconhecida em todas as operações da Petrobras”, comenta Ana Paula Zettel, gerente executiva de Parcerias e Processos de E&P da Petrobras.

Parceria

A Petrobras participou do leilão por meio de consórcios competitivos em linha com sua estratégia de fortalecer parcerias, compartilhando riscos e combinando competências técnicas e tecnológicas. As companhias identificaram um bom potencial geológico nestas áreas, o que suportou suas propostas competitivas.

Tanto a Shell quanto a CNOOC já integram outras parcerias com o Petrobras no segmento de E&P.

Após o leilão realizado hoje, haverá a etapa de qualificação dos licitantes vencedores e posterior assinatura dos contratos


Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras