Loading...

Notícia

Publicado: 25/03/2024 13:37h

Simec Cariacica desenvolve programas para preservação do recurso natural

Simec Cariacica desenvolve programas para preservação do recurso natural

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta sexta-feira, 22 de março. Mas, na Simec Cariacica, o cuidado com o recurso natural acontece durante todo o ano. A empresa, que é uma das três unidades do Grupo Simec no Brasil, desenvolve iniciativas e programas para a preservação da água e redução do desperdício.

Uma das ações é a reutilização de 92% da água usada no processo de produção do aço. O volume economizado é suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 450 mil habitantes. Parte da água, inclusive, é direcionada para a umectação diária de vias e pátios da unidade por meio de caminhão-pipa.

Já o sistema de drenagem implantado pela Simec Cariacica opera para que a água de chuva não venha a sofrer contaminações com óleo e nem arrastar material sólido para o corpo receptor. Dispositivos hidráulicos de microdrenagem são responsáveis por encaminhar a água pluvial para os canais de drenagem existentes, a fim de que ela seja recuperada e possa circular novamente.

A empresa tem ainda um Programa de Monitoramento de Efluentes, realizado há anos com o objetivo de acompanhar e avaliar a influência da atividade siderúrgica nos recursos hídricos do entorno da Simec Cariacica. O programa faz a caracterização do efluente tratado na Aciaria e na Laminação, por meio de coletas e análises físico-químicas e microbiológicas.

Outa iniciativa é o Programa de Monitoramento das Águas Superficiais, que tem a função de avaliar a influência da atividade siderúrgica no curso d´água do rio Marinho. O monitoramento é feito em dois pontos e consiste em análises laboratoriais para parâmetros físico-químicos e microbiológicos.

O gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da unidade, Dante Kegele, ressalta que o Grupo Simec, como um dos maiores fabricantes de aço do mundo, atua com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. “Nas operações diárias e em cada novo projeto ou investimento realizado, a empresa tem o compromisso de minimizar os impactos de sua atividade para quem vive no entorno e para a sociedade em geral”, afirma.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Simec
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras