Samarco

Samarco

Pequenos empreendedores participam de palestras em Minas Gerais e no Espírito Santo

Ação faz parte do Programa de Estímulo à Contratação Local. Uma das ações do Programa de Estímulo à Contratação Local é capacitar pequenos empresários para participarem da concorrência de maneira competitiva. Capacitar pequenos empreendedores e prepará-los para participar de concorrências…

Publicado: 13/04/17

Trechos do Rio Doce contam com monitoramento automático da qualidade da água

Indicadores, como turbidez, pH e temperatura do ar serão monitorados a cada hora. Os equipamentos de monitoramento automático já foram instalados em três pontos do rio Doce. O monitoramento qualitativo e quantitativo da água no trecho entre Mariana, em Minas Gerais, e o litoral capixaba é importante…

Publicado: 13/04/17

Amostras de água são coletadas para análise de sedimentos suspensos no Rio Doce

O objetivo é relacionar ou prever como as partículas podem afetar a qualidade da água Um importante passo para analisar a qualidade da água do rio Doce é identificar o material que fica em suspensão e deixa o rio com coloração avermelhada. Por isso, a equipe da Fundação Renova vem desenvolvendo…

Publicado: 13/04/17

Fundação Renova inicia monitoramento em tempo real da qualidade da água do Rio Doce

A Fundação Renova entregou hoje (31/03) as três primeiras estações de monitoramento em tempo real da qualidade da água do Rio Doce. Parâmetros como turbidez, oxigênio dissolvido e PH serão transmitidos por sondas, que farão a análise de hora em hora e permitirão uma atuação mais ágil…

Publicado: 13/04/17

Sistema de contenção de rejeitos já revela eficácia

O sistema de contenção de sedimentos, composto por Nova Santarém e pelos diques S1, S2, S3 e S4, foi concluído pela Samarco no Complexo de Germano, em Mariana (MG), e já mostra resultados que comprovam sua eficácia. O sistema de contenção elevou em aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos…

Publicado: 13/04/17

Licenciamento Operacional Corretivo da Samarco pode atrasar

Após o rompimento de Fundão, as atividades do Complexo de Germano foram embargadas e, em outubro de 2016, as licenças ambientais da unidade foram suspensas. Para que as operações sejam retomadas, a Samarco se dedicou à elaboração de estudos ambientais que comprovem a viabilidade de suas atividades.…

Publicado: 13/04/17

Samarco e Fundação Renova firmam acordo com justiça mineira

Termo visa agilizar pagamento de indenizações por interrupção no abastecimento de água   Na terça-feira, 28 de março, a Samarco e a Fundação Renova assinaram um termo de colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para dar a adequada resolução de conflitos relacionados…

Publicado: 13/04/17

Estudo mostra impacto da paralisação da Samarco na economia

Com as operações paralisadas desde novembro de 2015, a Samarco foi tema de estudo realizado pela Tendências Consultoria Integrada, empresa especializada, contratada pela BHP Billiton, em análises econômicas, financeiras e políticas.   O estudo desenvolvido estima impactos diretos e indiretos…

Publicado: 13/04/17

Samarco conclui obras do sistema de contenção de rejeitos

A Samarco concluiu recentemente as obras do sistema de contenção de rejeitos em Mariana (MG), elevando em aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos a capacidade de retenção de sedimentos remanescentes do rompimento da barragem de Fundão. As últimas estruturas concluídas foram a barragem de…

Publicado: 06/02/17

Samarco busca autorizações para dar continuidade aos negócios

O novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a cava de Alegria Sul, proposto em processo de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), é um dos passos do planejamento operacional da Samarco. Localizada em Ouro Preto…

Publicado: 20/01/17

Samarco apresenta proposta de recuperação ambiental de Fundão

A Samarco protocolou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Fundão, localizado no Complexo Minerário de Germano, em Mariana. O documento propõe diretrizes baseadas em estudos geotécnicos para recuperação…

Publicado: 16/01/17

Entenda a importância da Cava de Alegria Sul

  A Samarco está propondo um novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a Cava de Alegria Sul, em processo de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). Esse é um dos passos do planejamento operacional da Empresa.…

Publicado: 10/12/16

Samarco finaliza obras urbanas da Barra Longa

Outros programas e ações de reparação continuam em andamento Área urbana mais atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, Barra Longa (MG), município da região da Zona da Mata, a 60 quilômetros de Mariana, contabiliza cerca de 90% das obras de reparação e reconstrução da cidade já…

Publicado: 24/11/16

Dique S4 completa o sistema principal de contenção de rejeitos

Obras do S4 estão em andamento. Estruturas permanecem estáveis e empresa trabalha para ampliar a capacidade de retenção de sedimentos dentro das metas previstas A Samarco começou no dia 22 de setembro a construção do dique S4, que integra o sistema emergencial de retenção de sedimentos no Complexo…

Publicado: 24/11/16

Reassentamento das comunidades

Os moradores de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, distritos de Mariana e Barra Longa respectivamente, impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, já sabem onde serão reconstruídas as comunidades. O processo foi acompanhado pelas famílias, que participaram das escolhas. As famílias…

Publicado: 24/11/16

Balanço das ações da Samarco

Empresa iniciou ações de reparação e recuperação, mas ainda há muito a ser feito; Samarco utilizou experiência como base para aprendizado Desde o rompimento da barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, a Samarco tem feito esforços para reparar e remediar os danos causados. Foram adotadas…

Publicado: 24/11/16

Samarco amplia benefícios para empregados e ex-empregados

Acordo foi firmado, na noite de ontem, em audiência na Justiça do Trabalho A Samarco firmou acordo na Vara do Trabalho de Ouro Preto, durante audiência de conciliação realizada na quinta-feira (17/11) para ampliar os benefícios concedidos no acordo para redução de 40% do quadro de pessoal. O…

Publicado: 18/11/16