Notícias - Gerais

Publicado 05/10/2021

Projeto do Sicoob ES leva educação financeira para crianças por meio de teatro de bonecos

Projeto do Sicoob ES leva educação financeira para crianças por meio de teatro de bonecos
A educação financeira é o primeiro passo para que crianças e adolescentes cresçam capazes de lidar com dinheiro de forma mais sensata e equilibrada. De forma lúdica e divertida, o programa Arte de Somar, do Sicoob ES, entra em cena para conscientizar estudantes de escolas de oito municípios do Estado, além de Saquarema (RJ), sobre a importância do consumo consciente.

Por meio de oficinas e apresentações de teatro de bonecos, a iniciativa do Sicoob ES trata de um assunto sério para que os estudantes possam entender a diferença entre querer, poder e precisar. As apresentações, neste ano, começaram em Santa Teresa, durante o mês de setembro.

Mas a programação está intensa no último trimestre do ano. Haverá atividade do programa Arte de Somar em Cariacica, Vila Velha, Conceição do Castelo, Saquarema (RJ), Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, Pancas e São José do Calçado (veja calendário abaixo).

No total, 1.830 estudantes do 6º ao 9º ano terão a chance de aprender noções básicas de finanças por meio da linguagem simples e divertida dos bonecos. Com os elementos trazidos pelo teatro, é possível contribuir para que os pequenos interiorizem melhor os conhecimentos para um consumo consciente.

Consumismo

Para Sandra Helena Rosa Kwak, superintendente do Sicoob ES, falar sobre finanças com as crianças é essencial, principalmente nos tempos atuais, quando elas estão expostas a muitos estímulos de compras e crescem num ambiente de forte apelo ao consumismo.

“O Sicoob, por meio do programa Arte de Somar, usa a forma lúdica para educar os cidadãos consumidores do presente e do futuro. Promover a educação financeira já nas crianças contribui para que elas cresçam capazes de fazer boas escolhas, de priorizar o que realmente é importante, de superar desafios financeiros e de tomar decisões financeiras mais conscientes durante a vida”, destacou.

Sandra completou: “Também é uma forma de o Sicoob estimular as crianças a pouparem. A proposta é ensinar que educação financeira envolve escolhas e planejamento”.

Projeto

O Arte de Somar é realizado em etapas. Na primeira, o programa é apresentado para as crianças nas escolas. Depois, os estudantes realizam um curso on-line sobre finanças na plataforma do projeto Se Liga Finanças. Na sequência eles participam de uma oficina onde aprendem a manipular os bonecos de teatro e vivenciam práticas colaborativas e de consciência financeira. E por último, os estudantes fazem uma apresentação utilizando o teatro de bonecos para os demais colegas, difundindo de forma leve a mensagem de educação financeira.

Cronograma de apresentações do programa Arte de Somar

Cariacica
Local: CEEFTI Presidente Castelo Branco
Data: 19 e 20 de outubro

Vila Velha
Local: CEEFTI Galdino Antônio Vieira
Data: 21 e 22 de outubro

Conceição do Castelo
Local: Escola Prof. Aldy Soares Merçon Vargas
Data: 26 e 27 de outubro

Saquarema (RJ)
Local: Colégio SEI
Data: 28 e 29 de outubro

Santa Maria de Jetibá
Local: EEEFM Graça Aranha
Data: 4 e 5 de novembro

São Gabriel da Palha
Local: EMEIC Francisco José Mattedi
Data: 8 e 9 de novembro

Pancas
Local: EMEF Oraide Gomes de Miranda
Data: 10 e 11 de novembro

São José do Calçado
Local: EMEF Ercílio Cordeiro
Data: 16 e 17 de novembro

Sobre o Sicoob
O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 450 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.


Fonte: Vera Caser Comunicação