Loading...

Notícia

Publicado: 23/05/2014 14:26h

Viveiro da Fibria na Bahia expede primeiras mudas de eucalipto

Viveiro da Fibria na Bahia expede primeiras mudas de eucalipto

Inaugurada este ano, a Unidade de Produção de Mudas localizada em Helvécia (Nova Viçosa) expediu30.000 mudas de eucalipto quarta-feira (21).

A Unidade de Produção de Mudas da Fibria em Helvécia (Nova Viçosa/BA) expediu suas primeiras mudas de eucalipto – aproximadamente 30.000 – quarta-feira (21). As mudas, que estão com a idade média de 92 dias, foram plantadas na região de Alcobaça, um dia após a expedição (22). Projetado para produzir 30 milhões de mudas por ano, o viveiro atende a demanda dos plantios da empresa e de produtores fomentados do sul da Bahia. Até o final deste ano, serão expedidas a campo mais 5 milhões de mudas, observa o supervisor de Operações Florestais da Fibria, Geraldo Marciano da Silva.

Na fase de plantio, o solo recebe a aplicação de calagem e adubação e as mudas são irrigadas até o pegamento. Nos três primeiros anos após o plantio são aplicadas adubações adicionais e tratos culturais que viabilizam o pleno crescimento das plantas. Durante todo o ciclo, as pragas e doenças são monitoradas e é feito o controle biológico de eventuais ocorrências quando necessário, explica o especialista em Manejo Florestal e Recursos Naturais, Sebastião da Fonseca.

O especialista fala sobre a expectativa em relação ao desenvolvimento do plantio das mudas produzidas na Bahia. “As mudas vão ter um rápido crescimento e tolerância às principais pragas e doenças, resultando em destacada produtividade de celulose para uma rotação entre cinco a seis anos”, afirma.

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Unidade de Produção de Mudas em Helvécia é o segundo viveiro da Fibria na Unidade Aracruz, que compreende as operações da empresa na Bahia e Espírito Santo (o primeiro fica em Aracruz/ES). A Fibria investiu cerca de R$ 40 milhões na implantação do viveiro, construído e operado a partir da contratação de trabalhadores da região.

Melhoramento genético Para a produção de mudas em seus viveiros a Fibria desenvolve diversos clones de eucalipto por meio do seu Programa de Melhoramento Genético. As primeiras mudas expedidas no Viveiro de Helvécia são de um clone híbrido (E. urophylla x E. grandis) recomendado para plantio nas condições de solo e clima da Bahia e Espírito Santo, após diversas etapas de avaliação e seleção em campo e laboratório, explica o pesquisador em Melhoramento Florestal, José Luis Lima.  Desenvolvido pela Fibria, o clone é devidamente registrado e protegido junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Fonte: Pauta 6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras