Notícias - Fibria

Publicado 18/12/2019

Suzano promove formatura de 31 jovens

Suzano promove formatura de 31 jovens

Realizado em parceria com a Junior Achievement, o Miniempresa é um dos projetos desenvolvido pelo Voluntariar, programa de voluntariado da Suzano

Suportes de madeira que facilitam a recarga de celular e têm funcionalidades como: suporte de tablet, livros, lembretes e chaves, denominados Eco Suport. Este foi o produto desenvolvido por 31 jovens que participaram este ano da 6ª edição do Programa Miniempresa, iniciativa realizada pela Suzano em parceria Junior Achievement. Nesta edição, o desenvolvimento do projeto na Suzano contou com o apoio de 33 voluntários de diferentes áreas, que inspiram e transformam a vida desses jovens. A formatura dos participantes foi realizada no dia 4 de dezembro, no Auditório Max Feffer, na Unidade Industrial Mucuri. A formatura contou com a participação de gestores da Suzano, voluntários, escolas e parceiros. Foram apresentados os resultados do projeto, que fabricou e vendeu 219 suportes, quase o dobro da meta inicial que previa vender 113 unidades. Daniel Pereira, um dos miniempresários que participou desta 6ª edição do programa, destaca que a iniciativa proporcionou novas experiências, agregando uma visão empreendedora mais clara e ampla. “O Projeto foi de suma importância para meu conhecimento e crescimento, mostrando como cada um é capaz, abrindo inúmeras possibilidades de entrada no mercado de trabalho e dando uma visão mais ampla sobre a carreira seguir”, disse ele.

O evento aconteceu na véspera do Dia Internacional do Voluntariado – celebrado em 5 de dezembro – e dá a dimensão do quanto a atuação dos voluntários é importante no desenvolvimento de vários projetos apoiados pela Suzano. Na região de Mucuri, mais de 700 pessoas foram contempladas ao longo de 2019 com uma série de ações que contaram com a participação de cerca de 400 colaboradores da empresa que atuam como voluntários em programas diversos. O Voluntariar existe há mais de uma década e vem inspirando colaboradores e familiares a se engajarem em ações de voluntariado, assumindo protagonismo social.

O Programa Miniempresa tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor de jovens em fase escolar e compartilhar conhecimentos e experiências para uma formação educacional com visão de mercado. Em 2019, os 31 jovens dos Colégios Professora Jane Assis Peixoto e Eraldo Tinoco, em Posto da Mata (BA), tiveram 15 jornadas semanais realizadas com o acompanhamento de voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

“O voluntariado reforça nossos direcionadores de cultura, estimulando nossos colaboradores a exercitarem a cidadania, promovendo a transformação social para construção de um mundo melhor. Incentivamos colaboradores, prestadores de serviço e familiares a compartilharem seu tempo e talento, sendo gente que inspira e transforma de forma positiva na sociedade”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano. Ela acrescenta que a troca de experiências é rica para todos e transforma também o clima organizacional, com o desenvolvimento de competências e habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento, que se juntam ao empreendedorismo, liderança e visão global.

Desde 2014, mais de 160 jovens da região de Mucuri já foram contemplados por projetos desenvolvidos pelo Programa Miniempresa, produzindo artigos como luminárias de sisal, abajur de PVC, carregador solar portátil, suporte de madeira ecológico e bolsa-toalha. Nesse período, eles contaram com o envolvimento de mais de 190 voluntários da Suzano. Parabéns aos formandos desta edição do Miniempresa e aos voluntários que fazem a diferença na construção de um mundo melhor.



Fonte: Comunicação Suzano