Notícias - Fibria

Publicado 05/03/2020

Suzano promove ação para a melhoria na saúde e qualidade de vida de seus colaboradores

Suzano promove ação para a melhoria na saúde e qualidade de vida de seus colaboradores

Workshop sobre Ergonomia Industrial e Florestal reuniu profissionais de diversas áreas e unidades, que conheceram mais de 30 projetos já implantados nas unidades

Mais de 80 profissionais de diferentes áreas e unidades da Suzano se reuniram em Americana (SP), para discutir temas como saúde, segurança e conforto dos seus colaboradores. O Workshop sobre Ergonomia Industrial e Florestal, primeiro deste porte realizado pela empresa, foi organizado pela equipe de SSQV (Saúde, Segurança e Qualidade de Vida) e teve como objetivo promover a troca de experiências com foco na prevenção de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e aumentar a qualidade de vida dos profissionais em todas as frentes de trabalho da empresa.

Além de poder contar com a palestra do médico Hudson de Araújo Couto, especialista em Medicina do Trabalho e autor de diversos livros sobre ergonomia no ambiente empresarial, o workshop visou proporcionar aos participantes a chance de conhecer e debater ideias e experiências inovadoras de diferentes unidades. “Nosso objetivo foi promover a integração das melhores ideias e trabalhos desenvolvidos em cada site do grupo, incentivando e inspirando o cuidado com as pessoas através da adequação dos postos de trabalho delas”, completou Denise Alegrette, consultora de Saúde e Segurança da Suzano e organizadora do encontro.

O principal objetivo do Programa de Ergonomia na empresa é garantir um cuidado a mais para que as atividades dos colaboradores sejam executadas com conforto, bem-estar e, sempre, segurança. “A ergonomia envolve todas as atividades em todo o seu ambiente de trabalho, desde a escolha da cadeira correta para o escritório ou de uma máquina colheitadeira, até a organização do trabalho como avaliar o ritmo, a frequência e duração da execução da tarefa, iluminação, entre outros”, exemplificou Denise.

 “A iniciativa do workshop é essencial, pois trabalha a empatia. Sentimos a dor do outro e estamos buscando tornar os processos cada vez mais dignos. Essa foi uma experiência muito gratificante. A segurança é um valor inegociável, e quando consolidada como bem-estar, traz qualidade de vida para os nossos colaboradores”, destacou Juliana Carolina Thuler dos Santos, trainee de Engenharia de Processos na Unidade Suzano.

Projetos

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade ainda de conhecer mais de 30 projetos em execução em diferentes unidades e avaliar o resultado de cada um deles. Como incentivo, as melhores ações foram premiadas. No setor florestal, foram premiados os projetos de Plataforma elevatória para empilhadeiras, de Portocel (ES), com o primeiro lugar, e Passarela de Abastecimento no Porto, desenvolvido pela Florestal Aracruz (ES), segundo lugar. Já na área industrial, o primeiro e segundo colocados foram: Automatização da limpeza de ar terciário da Caldeira, da unidade Aracruz (ES), e Melhorias ergonômicas no PTA, na unidade Suzano (SP), respectivamente.



Fonte: Comunicação Suzano