Notícias - Fibria

Publicado 31/08/2020

Suzano incentiva ações virtuais de voluntariado durante a pandemia

Suzano incentiva ações virtuais de voluntariado durante a pandemia
A empresa desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, no qual apresenta dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas à distância

A Suzano fomenta o trabalho voluntário como forma de promover o exercício da cidadania e o protagonismo social para construção de um mundo melhor.  Por meio do Voluntariar, programa existente antes mesmo da fusão que uniu a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose, a companhia reinventou e adaptou diversas atividades para que, mesmo durante a pandemia, os colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros continuem realizando ações sociais, reforçando o propósito de promover uma mudança positiva na sociedade.

Entre uma série de iniciativas, a Suzano desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual,  por exemplo, Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

Uma das principais ações desenvolvidas é a Acolhida Voluntária, que cria uma rede de pessoas que vão se conectar semanalmente, levando acolhimento, amor, solidariedade, orientação, empatia e bom humor. Compras solidárias também é uma das ideias propostas, em que o objetivo é fazer compras de produtos essenciais de estabelecimentos, como mercado e farmácias, e ajudar aqueles que mais precisam, evitando aglomerações nesses locais.

Inspirada nas dicas do Guia de Ações de Voluntariado Remoto, a Gerente de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade Juliana Farah tem utilizado a internet para disseminar boas ações e ajudar o próximo. Ela iniciou o movimento solidário com uma publicação sobre dicas relacionadas ao home office, com o intuito de amenizar as dificuldades do momento e tornar a rotina mais leve e produtiva. A repercussão foi tão positiva que, atualmente, Juliana tem contribuído com palestras gratuitas para diversas instituições, além de ser uma das mentoras do Suzano na Escola no Programa O Futuro do Trabalho, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement. O programa está em sua primeira edição on-line, capacitando jovens enquanto aborda conceitos sobre carreira, profissões do futuro, habilidades necessárias para o mercado de trabalho e outras reflexões importantes no processo de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens em fase escolar.

Na Unidade Aracruz (ES), mais de sete mil pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas do voluntariado. Entre os colaboradores engajados está o operador de secagem Carlos Henrique Barbosa Pereira, que durante três semanas compartilhou conhecimento com cinco jovens de Vitória (ES) e São Paulo (SP) no Projeto JA Startup da Junior Achievement e Startse. O voluntário foi responsável pela mentoria na startup PsicoEscola, que ficou entre as 10 escolhidas para se apresentar no DemoDay (programa de aceleração), aos especialistas, e concorreu ao prêmio de melhor startup do programa JA Startup. Além da PsicoEscola, outras 5 startups (Dislexando, Vaga Certa, Participe, Your Career e I Service) foram mentoradas por voluntários da Suzano e ficaram entre as 50 melhores classificadas das 168 startups participantes.

“Há duas décadas o Voluntariar é uma forma de inspirar as pessoas visando a construção de um futuro melhor. Na Suzano, buscamos continuamente sermos agentes de transformação na sociedade ao estimular o engajamento social para promovermos mudanças positivas na sociedade, principalmente neste momento tão desafiador”, ressalta Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano e Projeto de Formação.  “Reconhecemos que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, juntos, geramos conexões para fortalecer o trabalho voluntário”.

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode baixar o material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos. Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem!

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.


Fonte: P6 Comunicação