Notícias - Fibria

Publicado 18/03/2021

Suzano conquista Prêmio de Digitalização e Internet das Coisas promovido pela Fastmarkets RISI

Suzano conquista Prêmio de Digitalização e Internet das Coisas promovido pela Fastmarkets RISI
A 12ª edição do PPI Awards 2021 reconheceu os destaques globais do setor de Papel e Celulose

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi vencedora do PPI Awards 2021 na categoria de The Internet of Things & Digitalization Award. O prêmio conferido anualmente pela Fastmarkets RISI, maior provedora de informações da indústria global de produtos florestais, reconhece as empresas que mais se destacaram em digitalização e em soluções de internet das coisas.

Na 12ª edição da premiação, a Suzano se destacou pelo seu case de Detecção Preventiva de Anomalias nas indústrias de celulose, resultado da parceria entre os times de Transformação Digital, Engenharia de Processos, Manutenção e TI e uma startup sediada em Israel. Eles identificaram que 15% das falhas em equipamentos que operam nas fábricas eram evitáveis, e buscaram soluções por meio de analytics. Assim, os engenheiros da empresa poderiam planejar com mais eficácia as manutenções, resultando em redução dos custos de manutenção corretiva emergencial e de perdas de produção inesperadas.

“A inovação está no DNA da Suzano e a companhia tem investido no movimento de Transformação Digital, que tem sido feito de forma democrática por toda empresa. Vemos que o reconhecimento da Suzano com esta premiação, a partir de um case liderado pelo time industrial, reflete que estamos no caminho certo. Compartilho essa conquista com nossos mais de 15 mil colaboradores, em especial aos times que estão na ponta buscando inovar para construirmos um futuro melhor”, afirma Alexandre Cezilla, head de Transformação Digital da Suzano. “Com a nova solução, conseguimos antecipar a necessidade de manutenção em mais de 4.000 equipamentos que são monitorados e estão dispersos nas nossas fábricas”, complementa.

Além de ter vencido o prêmio de Internet das Coisas e Digitalização, patrocinado pela Valmet, a Suzano também foi finalista nas categorias de CEO of the Year, Industry Woman of the Year e Risk and Safety.

Sobre a Suzano
A Suzano tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.


Fonte: P6 Comunicação