Loading...

Notícia

Publicado: 12/02/2020 10:10h

Suzano abre 20 vagas para curso gratuito de Operador de Processo de Produção em Suzano (SP)

Suzano abre 20 vagas para curso gratuito de Operador de Processo de Produção em Suzano (SP)

Somente na região, são mais de 220 jovens formados pelo programa, sendo que 66% já estão inseridos no mercado de trabalho

A Suzano está com inscrições abertas para o curso gratuito de Operador de Processo de Produção na unidade de Suzano (SP). As inscrições foram abertas na última segunda-feira (10) e visam selecionar os jovens que farão parte da 14ª turma do projeto Formare; iniciativa do Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe.

O objetivo do projeto é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social e prepará-los para o mercado de trabalho. “O Formare é um projeto que reforça nosso compromisso de gerar e compartilhar valor, fortalecendo nossos direcionadores. Acreditamos que a educação é o principal instrumento de transformação social e oferecer oportunidade para jovens de nossas comunidades se capacitarem para o mercado de trabalho, incentivando a busca de uma formação pessoal e profissional é o principal legado obtido”, destacou Elizabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Desde que iniciado, o Formare já formou, somente na unidade de Suzano, 220 jovens e tem outros 20 finalizando a formação da 13ª turma. Do total de formados, 147 estão inseridos no mercado de trabalho, o que corresponde a uma inclusão de 66%, e 72 (32%) trabalham nas unidades da região de Suzano. Além disso, 180 ex-alunos do projeto continuam estudando.

Joab da Silva Lourenço faz parte do time de ex-alunos que integra o quadro de colaboradores da empresa. Em 2014, ele participou da 9ª turma em Suzano. No ano seguinte, foi contratado como Operador de Treinamentos. “O Formare Aprendiz foi de suma importância para que eu pudesse me inserir no mercado de trabalho, conquistando meu primeiro emprego, e também para que tivesse uma base em minha carreira, pois o projeto nos ensina não só sobre a fabricação de papel, mas sobre diversos assuntos que podem ser aplicados nas nossas vidas, desde a profissional até a pessoal. Esse projeto ajuda ao jovem, principalmente de comunidades carentes, a se inserir no mercado de trabalho ao mesmo tempo que o capacita”, destacou Lourenço, que está cursando Direito.

As aulas são ministradas por colaboradores voluntários da Suzano, capacitados pela Fundação Iochpe. “Nossos voluntários são gente que inspiram e transformam, compartilhando seus conhecimentos e experiência profissional para construção de uma sociedade melhor”, completou Elisabete. Ao todo, 550 colaboradores foram qualificados para o Formare.

Inscrições e pré-requisitos

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de março, pelo site do programa: jobs.kenoby.com/suzanoformare. Os pré-requisitos para participar, são: ter entre 18 e 19 anos (completados até 31 de maio de 2020); renda familiar de até um salário mínimo por pessoa; Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; Fazer parte das comunidades do entorno das regiões contempladas; Ter disponibilidade no período das 8h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira durante o período do curso, e não ser filho de colaborador da Suzano. Os inscritos passarão por um processo seletivo composto por três etapas: prova (português, matemática e redação), dinâmica e visita domiciliar.

Benefícios

O curso tem duração média de dez meses. Durante esse período, os jovens terão capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme e material escolar e seguro de vida.

Projeto

Além de Suzano, o Formare também está com processo seletivo aberto em Imperatriz (MA) e Mucuri (BA). Durante os 15 anos de projeto, foram 693 jovens formados e 68 em formação. Destes, 500 (72%) estão inseridos no mercado de trabalho e 196 (28%) inseridos nas unidades da Suzano. Ao todo, 450 continuam estudando.


Fonte: Comunicação Suzano
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras