Loading...

Notícia

Publicado: 05/12/2017 22:57h

Solidariedade: projeto sobre doação de cabelos vence desafio Criativos da Escola em Aracruz

Solidariedade: projeto sobre doação de cabelos vence desafio Criativos da Escola em Aracruz

No último dia 23 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Aracruz o Evento de Celebração da Mobilização Social do PVE (Parceria Votorantim pela Educação), que é uma ação organizada junto aos membros da mobilização local, com o apoio de setores sociais do município.

Esta iniciativa visa comunicar à sociedade civil todas as ações educativas bem-sucedidas: seja na frente de mobilização, com destaque para as que focaram a revitalização e/ou o fortalecimento dos Conselhos Escolares; seja na de gestão, com ênfase na avaliação diagnóstica que contou com a participação dos Gestores Municipais.

Durante este evento, também foi promovida uma feira cultural com apresentação dos 16 trabalhos inscritos no “Desafio Criativos da Escola”, atrações culturais e o anúncio do vencedor regional do concurso Desafio Criativos da Escola, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos municípios, convidando os alunos a proporem soluções para temas diversos.

Este ano o vencedor do Concurso foi o projeto “Cada Corte um Sorriso”, dos alunos da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, que tem o objetivo de Arrecadar cabelos para doar ao Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, referência no estado no tratamento do câncer infantil. Os alunos responsáveis pelo projeto vencedor ganham um prêmio de R$ 1.500,00 e os educadores envolvidos recebem R$ 500,00. A solenidade de entrega da premiação contou com a participação do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, e de vereadores do município.

A proposta do projeto vencedor surgiu no grupo de alunos depois que a aluna Letícia Rocha Frigini, 14 anos, decidiu abrir mão do cabelo para doar, beneficiando crianças em tratamento de câncer. O cabelo doado é usado na confecção de perucas, cujo objetivo é devolver autoestima a quem perde os pelos no tratamento.

Sensibilizadas com a atitude de Letícia, outras colegas decidiram abraçar a causa, solicitando para isso o apoio da Direção da escola. A ideia, então, transformou-se no projeto “Cada corte um sorriso”, resultando na arrecadação de 5 quilos de cabelos, que foram doados à Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), instituição que apoia crianças em tratamento.

O projeto também inclui a disseminação de informações sobre o câncer infantil entre os alunos, mobilização nas redes sociais e estímulo à doação de cabelos para confecção de perucas. Sandra Martins de Oliveira, consultora de Sustentabilidade da Fibria, explica que os critérios para escolha do projeto vencedor levaram em conta aspectos como potencial de transformação social, empatia, colaboração, criatividade e protagonismo.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fibria
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras