Loading...

Notícia

Publicado: 02/06/2020 11:34h

Portocel celebra Semana do Meio ambiente com atividades realizadas à distância

Portocel celebra Semana do Meio ambiente com atividades realizadas à distância
O Terminal programou diversas atividades envolvendo trabalhadores e familiares, incluindo concurso de desenho, plantio de hortaliças e sessão de cinema, tudo realizado à distância

O distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus não é impedimento para que a Portocel celebre a Semana do Meio Ambiente junto com trabalhadores e familiares. Mesmo que parte da equipe esteja trabalhando de casa, o Terminal montou uma programação que permite o envolvimento de todos com a reflexão que o tema sugere. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas há outras datas comemoradas ao longo da semana, como o Dia Nacional da Educação Ambiental e o Dia Mundial da Bicicleta (3/6), Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem (5/6) e Dia Mundial dos Oceanos (8/6).

A programação da empresa contempla todas essas datas e começa com um convite para que os trabalhadores coloquem um pouco da natureza em casa: eles vão receber em suas residências sementes de hortaliças e orientações para o cultivo. E enquanto isso também estão sendo convidados a envolverem os filhos para que participem do Concurso de Desenho, cujo tema é Biodiversidade. Oportunidade para exercitar a criatividade e a consciência ambiental.

A Sessão de Cinema Sustentável é outra das atividades programadas, com dicas de filmes que abordam questões ambientais e que podem fazer parte de um programa em família. Os passeios ciclísticos que Portocel geralmente promove na Semana do Meio Ambiente também serão lembrados, mesmo que apenas por imagens compartilhadas já que o momento não permite realizá-lo neste ano, dada a necessidade do distanciamento social.

E no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Portocel promove uma live direcionada aos colaboradores, abordando o tema reciclagem de resíduos. A convidada para falar do assunto é Fernanda Costa Santana Oliveira, coordenadora de coleta de resíduos sólidos da Prefeitura de Aracruz. Ela dará dicas de como separar o lixo em casa e explicará como fazer uma horta no quintal de casa aproveitando o lixo úmido, além de outras dicas sustentáveis.

“Buscamos com essa programação reforçar entre os nossos colaboradores que, mesmo que nossa rotina tenha sido modificada por conta da pandemia, nosso respeito e preocupação com o meio ambiente permanecem os mesmos”, destaca Gislene Rabelo, analista de Sustentabilidade da Portocel. Ela acrescenta que o Terminal desenvolve uma série de iniciativas voltadas à conscientização, entre as quais o Programa de Educação Ambiental (PEA), que compartilha com escolas e com a comunidade atividades e conceitos voltados à preservação da natureza.

Em suas rotinas, Portocel também atua no sentido de praticar cada vez mais o conceito de sustentabilidade. No ano passado, o Terminal reduziu em 32% o consumo de copos descartáveis em relação ao ano anterior e ampliou em 58% o índice de reciclagem de resíduos. Reduzir a geração de resíduos e ampliar a reciclagem, ou seja, a reutilização desses resíduos, é uma demonstração de que o respeito ao meio ambiente faz parte da rotina da empresa, que também adota rigorosos controles ambientais em suas atividades a fim de reduzir ao máximo eventuais impactos.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz, o porto está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.

Fonte: P6 Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras