Notícias - Fibria

Publicado 20/08/2014

Portocel amplia movimentação de carga geral

Portocel amplia movimentação de carga geral

Especializado na movimentação de produtos florestais, o porto vem registrando excelência operacional também na movimentação de outras cargas e fidelizando clientes.

O Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel, em Aracruz,  mundialmente conhecido pela excelência operacional na movimentação de produtos florestais (celulose e madeira), vem ampliando a movimentação de carga geral, entre as quais granito, produtos siderúrgicos, alumínio e sal, entre outros. Se comparado aos produtos florestais, o volume dessas cargas ainda é pequeno, mas cresceu mais de 100% desde 2010.

No primeiro semestre deste ano, Portocel movimentou 208.798 toneladas de carga geral, volume que equivale a 5,5% da movimentação total do período, que somou 3.178.718 toneladas. Somente de granito já foram efetuados quatro embarques este ano e a movimentação de produtos siderúrgicos também vem ocorrendo com frequência, graças à fidelização de clientes, segundo observou a superintendente de Portocel, Patrícia Dutra Lascosque.

Entre os fatores que têm contribuído para ampliar a movimentação de carga geral, Patrícia cita o novo marco regulatório dos portos (Lei 12.815/2013), que ampliou a possibilidade para que terminais privados movimentem carga de terceiros. Além disso, ela observa que há uma demanda reprimida no Espírito Santo devido a algumas dificuldades logísticas no Porto de Vitória, o que vem fazendo com que armadores e exportadores busquem alternativa, e Portocel vem sendo uma delas.

“Estamos vendo a situação como oportunidade para viabilizar novos negócios”, salientou a superintendente. Ela acrescentou que os exportadores e armadores que estão buscando Portocel poderiam optar por terminais de outros estados, o que não seria bom para o Espírito Santo, que perderia embarques. “Temos uma marca forte, somos conhecidos pela eficiência aliada ao baixo custo, e isso tem contribuído para atrair e fidelizar clientes”, finalizou Patrícia.

Sobre Portocel – O Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel dedica-se prioritariamente à movimentação de produtos florestais (celulose e madeira). Referência mundial em excelência operacional na movimentação de celulose, tem movimentado cerca de 6 milhões de toneladas/ano do produto, sendo responsável pelo escoamento de 70% da celulose exportada pelo Brasil. Portocel é uma sociedade entre a Fibria (51%) e a Cenibra (49%) e é um dos únicos portos brasileiros integrado a diferentes modais: rodoviário, ferroviário, tuboviário e cabotagem.

Fonte: Pauta 6 Comunicação