Notícias - Fibria

Publicado 14/03/2018

Parceria da Fibria em favor da educação municipal é ampliada no ES e sul da BA

Parceria da Fibria em favor da educação municipal é ampliada no ES e sul da BA

O Programa Votorantim pela Educação (PVE) duplicou o número de municípios contemplados no Brasil. No ES e BA, o número passou de quatro para nove municípios

Em 2018, o Grupo Votorantim celebra o seu centenário e, como forma de celebrar a data, duplicou de 50 para 100 o número de municípios brasileiros contemplados pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). A iniciativa visa contribuir com a melhoria da educação pública em municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria. No Espírito Santo e no sul da Bahia, os municípios contemplados passaram de quatro para nove, alcançando mais de 40 mil alunos de 175 escolas.
 
No Espírito Santo, participam do PVE este ano os municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Fundão, Ibiraçu, Montanha, Pedro Canário e Pinheiros. No sul da Bahia, serão contemplados Alcobaça e Nova Viçosa.
 
O programa PVE é dividido em duas frentes: de gestão e de mobilização. Na frente de gestão, serão realizados encontros de formação voltados para diretores e gestores escolas. Já a frente de mobilização tem como público-alvo alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.
 
O tema escolhido para ser trabalhado pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”. Segundo a consultora de sustentabilidade da Fibria, Sandra Oliveira, a temática deste ano contemplará alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação.
 
“Por meio desse trabalho, o gestor poderá compreender os indicadores educacionais e de aprendizagem, identificar problemáticas relacionadas à aprendizagem em sua rede e aprimorar competências de gestão escolar e educacional, visando garantir a aprendizagem do aluno”, destaca. Na frente de mobilização, o tema este ano é “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios.
 
O evento de formalização dos acordos com as secretarias de educação dos municípios participantes no Brasil ocorreu no final de fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, foram apresentados o programa e as ações que serão desenvolvidas nas cidades participantes do Programa Votorantim pela Educação.
 
No Espírito Santo, o programa abrangerá quase 30 mil alunos e será iniciado em Aracruz, nos dias 21, 22 e 23 de março, com quatro ciclos, envolvendo frentes de gestão e de mobilização.



Fonte: P6 Comunicação