Loading...

Notícia

Publicado: 01/10/2014 17:18h

Jovens de comunidades de Aracruz concluem cursos de capacitação na área industrial

Jovens de comunidades de Aracruz concluem cursos de capacitação na área industrial

Os jovens participaram dos cursos de Eletricista de Manutenção Industrial e de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, realizados pela Fibria, Portocel e Andritz em parceria com o Senai de Aracruz.

Cerca de 40 jovens, que residem em Barra do Riacho e Vila do Riacho, no município de Aracruz, receberam certificados de conclusão dos cursos de Eletricista de Manutenção Industrial e de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, no Senai. Os formandos concluíram as capacitações, iniciadas em setembro de 2013, por meio do Programa de Aprendizagem Industrial Básica da Fibria, Portocel e Andritz.

Os participantes tiveram 840 horas de aulas, sendo 60% de aulas práticas e 40% de aula teórica. O objetivo do Programa foi ampliar as possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Entre os aprendizes, 25 são alunos da Instituição de Ensino Ermentina Leal (de Vila do Riacho) e 14 são alunos da Instituição de Ensino Caboclo Bernardo (de Barra do Riacho).

Elaine Maria Dias, coordenadora do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, explica que o programa visa beneficiar jovens que residem em comunidades vizinhas da empresa, por meio da formação profissional. “Há uma crescente demanda por profissionais dessas áreas técnicas de elétrica e mecânica no país. Com a capacitação, esses jovens podem ser absorvidos tanto pela Fibria quanto por outras empresas”, observa.

Elaine avalia que o desempenho dos alunos foi satisfatório, atendendo as expectativas. “Eles se dedicaram muito e se identificaram nas respectivas áreas”, diz. Ela acrescenta que os aprendizes estão prontos para o mercado, mas podem continuar se especializando nas áreas.

Experiência profissional – Mariza Souza Cunha, 19 anos, moradora de Vila do Riacho, já havia cursado o Técnico em Mecânica e quis aprimorar o conhecimento. “Quando surgiu a oportunidade, logo me inscrevi. O curso é muito interessante, principalmente em relação à prática, que foi muito proveitosa. Pretendo seguir na área e fazer um curso superior em Engenharia Mecânica”, ressalta.

Oradora da turma, Mariza se diz satisfeita pela conquista. “Foi muito bom receber o diploma e conhecer os responsáveis pela parte da mecânica da Fibria, Portocel e Andritz. Minha mãe também ficou muito orgulhosa pela minha formação”, conta.

Fernanda Coutinho Gaudino, 18 anos, concluiu o curso de Eletricista de Manutenção Industrial e diz que pretende seguir carreira. “Foi a primeira vez que participei da formação e gostei de tudo, principalmente da parte prática. Além disso, os instrutores foram muito pacientes e fiz novos amigos. Agora vou continuar estudando e trabalhar na área”, diz.

Novos cursos – Em outubro, serão abertas novas turmas para os cursos de Eletricista de Manutenção Industrial e de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. Desenvolvidos em parceria com o Senai de Aracruz, os cursos vão capacitar outros 42 alunos.

Fonte: Pauta 6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras