Loading...

Notícia

Publicado: 14/03/2014 12:44h

Fibria substitui aeradores e realiza dragagem das lagoas da Estação de Tratamento de Efluentes

Fibria substitui aeradores e realiza dragagem das lagoas da Estação de Tratamento de Efluentes

Ações resultam em mais qualidade e eficiência no tratamento de efluentes, visando ao desenvolvimento sustentável.

A Fibria acaba de concluir o processo de substituição de 25 dos 103 aeradores das lagoas da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de sua planta industrial, em Aracruz (ES). Só na troca de aeradores foram investidos R$ 2 milhões em equipamentos e montagem. Os novos aeradores vão operar com mais capacidade, eficiência e tecnologia. O projeto está em fase de teste de performance e eliminação de pendências. Paralelamente à troca de aeradores, a empresa realiza a dragagem das lagoas, com o intuito de manter a qualidade do tratamento de efluentes, com redução dos impactos ambientais.

“Em primeiro lugar nos preocupamos com o meio ambiente. A utilização de aeradores é fundamental no processo de tratamento de efluentes (resíduo líquido do processo de produção). Durante o procedimento, os aeradores agitam o efluente industrial, aumentando a absorção de oxigênio. Quanto mais oxigênio, maior a eficiência no tratamento. Isso significa mais qualidade na água despejada e menor impacto ao meio ambiente”, explica o coordenador de Projetos e Engenharia da Fibria, Diego Bueno Angelo.

Além da preocupação com a qualidade do tratamento, o coordenador destaca a responsabilidade de trabalhar dentro da legislação. “A licença operacional da fábrica segue todos os parâmetros das normas ambientais. Nosso foco é operar dentro do limite estabelecido por lei”, ressalta.

Para a instalação dos novos aeradores, a Fibria contratou empresas parceiras, entre elas as capixabas: Tecvix, PSI Industrial e Içar Engenharia de Rigging.

Dragagem Outra ação realizada para otimização da ETE é o processo de dragagem das seis lagoas da Estação de Tratamento de Efluentes. Quatro delas (3, 4, 5 e 6) já foram dragadas. Atualmente, a dragagem está sendo efetuada na lagoa nº 2 do complexo industrial. A previsão é de concluir a dragagem na lagoa nº 1 até o final do ano, finalizando o processo de dragagem das lagoas, iniciado em 2011.

A consultora de Recuperação e Utilidades da Fibria, Bruna Giacomin, explica a importância do procedimento. “Durante o tratamento biológico, é gerado lodo que acaba se sedimentando no fundo das lagoas, reduzindo o volume útil para o tratamento de efluentes. Com a dragagem, o sedimento pode ser retirado, tornando possível retomar a capacidade original do tratamento, com mais eficiência”, ressalta.

Fonte: Pauta 6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras