Loading...

Notícia

Publicado: 02/07/2014 14:44h

Fibria realiza treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Fibria realiza treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Desenvolvida em parceria com a Ufes, a capacitação incluiu técnicas de prevenção, detecção e mobilização.

A Fibria realizou, entre 19 de maio a 21 de junho, mais um treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais. A formação incluiu ações de conscientização e educação ambiental, além de técnicas de prevenção e combate, incluindo o uso de tecnologias disponíveis para respostas rápidas e dinâmicas nas áreas de produção e preservação da empresa. Realizado na Unidade Aracruz (Florestais Aracruz, São Mateus e Posto da Mata – BA), o curso capacitou 350 brigadistas, além de outros profissionais do setor florestal.

Desenvolvida pela Fibria em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, a capacitação foi coordenada pelo professor doutor em Ciências Florestais Nilton Fiedler, especialista no assunto. Os trabalhadores foram treinados por Henrique Pires e Silvia Pires, especialistas em prevenção e combate aos incêndios florestais do PrevFogo  – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), de Brasília.

O treinamento incluiu técnicas de prevenção, detecção e transmissão da informação; mobilização; deslocamento; análise da situação e tomada de decisão; técnicas de combate; rescaldo; reunião final; desmobilização; motivação e confecção de relatório de ocorrência (compor estatísticas de ocorrências, locais, prejuízos, área queimada, custos), explica o professor Nilton.

De acordo com Edmilson Bitti Loureiro, coordenador de Desenvolvimento Operacional Florestal da Fibria, desde o início da parceria, em 2006, até o final deste curso, foram treinados 4.820 profissionais, totalizando mais de 30 mil horas de treinamentos. A formação melhora a capacitação da equipe, diminuindo riscos e otimizando a performance da atividade, além de atualizar as técnicas e avaliar o desempenho da brigada, observa Edmilson.

25 cursos – O trabalho, realizado periodicamente, foi organizado pela área de Desenvolvimento Operacional Florestal e pelas coordenações de Silvicultura. O treinamento foi dividido em três modalidades para atender diferentes demandas de profissionais: Formação de Lideranças em Prevenção e Combate aos Incêndios, Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais e Noções Básicas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Com um total de 25 cursos, a formação capacitou 350 brigadistas, 60 líderes, 400 apoiadores de campo, 90 apoiadores de comunicação e apoio logístico, totalizando 900 profissionais.

A empresa atende ocorrências de incêndios florestais por meio do canal Fale com a Fibria (0800 642 8162).

Fonte:  Pauta 6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras