Loading...

Notícia

Publicado: 21/06/2017 00:00h

Fibria promove ações de educação ambiental com a comunidade

Fibria promove ações de educação ambiental com a comunidade

Atividades incluem sensibilização de líderes comunitários, estudantes e bibliotecários de escolas para as causas ecológicas e do meio ambiente 

Formar pessoas da comunidade para trabalhar em defesa do meio ambiente é um dos principais objetivos do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria. Para isso, a empresa promove diversas ações junto à comunidade escolar e lideranças comunitárias visando sensibilizá-los sobre temáticas ambientais de interesse dos municípios de influência de suas unidades.
 
Nos meses de maio e junho, o PEA promoveu duas atividades em Aracruz. Uma delas foi a formação de bibliotecários das escolas municipais, que ocorreu nos dias 6 e 7 de junho na EMEF Placidino Passos. O objetivo da capacitação foi motivar os auxiliares de biblioteca para a realização de ações de educação ambiental, buscar integrar esses espaços às demais ações da escola e também formar esses profissionais em contação de histórias.
 
Participaram da formação 46 auxiliares da rede municipal, dois bibliotecários e três funcionários da Biblioteca Municipal de Aracruz. Eles puderam ainda conhecer melhor o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria, o Projeto Biblioteca Itinerante Ambiental (BIA) e a experiência do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com as Bibliotecas itinerantes e comunitárias em algumas Unidades de Conservação do Espírito Santo.
 
No dia 27 de maio, o PEA promoveu uma vasta programação com líderes comunitários de Vila do Riacho, Barra do Riacho e Barra do Sahy, em Aracruz (ES), no Parque Natural Municipal do Aricanga. A ação foi uma parceria da Fibria com a prefeitura de Aracruz. As atividades incluíram uma caminhada ecológica, onde os presentes puderam refletir sobre a preservação do meio ambiente.
 
Segundo o analista Meio Ambiente Industrial da Fibria, Ghustavo Henrique Fabris Petri, a ação teve a finalidade de instruí-los sobre os processos do licenciamento ambiental e prestar informações sobre o papel dos órgãos de controle para que elas possam ter maior participação nas políticas públicas e possam saber quem acionar ao fazerem suas reivindicações. Eles também ouviram a palestras sobre coleta seletiva, recursos hídricos e saneamento.

Outra atividade promovida pelo PEA este ano foi a participação da Fibria na Feira de Educação Ambiental realizada em Conceição da Barra, entre os dias 29 de maio e 3 de junho. A empresa levou ao evento uma proposta interativa e mostrou um pouco mais de suas atividades desenvolvidas na área de meio ambiente.

Durante a semana do evento, cada dia foi dedicado a um tema diferente, explorando dinâmicas como jogos educativos. As atividades tiveram como foco a destinação correta de resíduos, mudanças climáticas, projetos sociais desenvolvidos pela empresa, restauração florestal e Plano de Manejo Florestal, ou seja, a forma como a Fibria conduz seus plantios e os cuidados que adota. Nos cinco dias da feira, 5.687 pessoas passaram pelo estande da Fibria.


Fonte: P6 Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras