Loading...

Notícia

Publicado: 15/11/2017 10:07h

Fibria premia ideias inovadoras de empregados no interior de São Paulo (SP)

Fibria premia ideias inovadoras de empregados no interior de São Paulo (SP)

Profissionais identificaram oportunidades de melhorias nas operações, a partir de ideias simples e de fácil aplicação

Jacareí, 14 de novembro de 2017 – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva a inovação entre seus empregados. Com esse objetivo, desde 2009, o Programa i9 estimula a criação de projetos inovadores por parte dos profissionais, além de reconhecer e premiar funcionários capazes de colaborar com melhorias nos processos da empresa.

Na região do Vale do Paraíba e Capão Bonito (SP), ao longo dos anos, diversas ações foram desenvolvidas e colocadas em prática. “O foco do i9 é criar e sustentar uma cultura de inovação associada à geração de valor ao negócio, tornando o ambiente de trabalho mais instigante e empreendedor”, diz Leandro Andreatta Barros, coordenador do Sistema de Gestão da Fibria.

Todos os profissionais da Fibria são motivados a inscrever suas ideias, para avaliações e análises técnicas e possível implementação. Elton de Faria Souza, mecânico de manutenção, fez exatamente isso. Com a adesão ao programa, ele ajudou a empresa a economizar e a evitar a deterioração dos faróis usados nas máquinas de colheita florestal e no transporte de madeira.

Depois de um tempo de observação, Elton Souza teve a permissão para abrir os faróis e examinar as estruturas internas do equipamento. Foi quando ele verificou o problema: os resistores, soldados à placa do farol, estavam com micro trincas, ou seja, a solda do material estava danificada. Depois de fazer pequenos testes nos oitos resistores, os componentes foram ressoldados e os faróis voltaram a funcionar. Uma ação que pode parecer simples, mas que gerou economia para a empresa e a reutilização de materiais que, antes, iriam para o descarte.

Boas ideias como essa também podem ser desenvolvidas em grupo. Foi isso o que fizeram os colegas André Marcelino Mendes, Oseias Yung, Wanderley Jose Souto e Esau Diego Elias Araujo, da Unidade Florestal da Fibria, em Capão Bonito (SP). Eles tiveram a iniciativa de mudar a posição do sensor de nível do óleo hidráulico do picador, máquina utilizada para a picagem da madeira que, posteriormente, é transportada em caminhões baús.

O grupo verificou que, quando o picador era colocado em locais com declives, ficava muito difícil identificar vazamentos de óleo pelo sensor. A ação foi desempenhada com sucesso e contribuiu para agilizar a identificação de possíveis pontos de vazamento óleo, reduzindo custos para a empresa e contribuindo com a conservação do meio ambiente.

Sobre o i9

O segredo para o sucesso do i9 está baseado em três pilares: a participação dos profissionais, a avaliação dos gestores (facilitadores das propostas) e a implantação das soluções. Ao avaliar uma ideia, o facilitador considera os benefícios que ela poderá proporcionar à empresa, se gera desenvolvimento aos profissionais e melhorias para a área envolvida, se tem viabilidade técnica e econômica, entre outros fatores. Os direcionadores estratégicos do programa são: redução de custos fixos e variáveis; aumento de produção e de eficiência em equipamentos; geração de valor para o atendimento ao cliente e incremento de receita.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fibria
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras