Loading...

Notícia

Publicado: 11/06/2018 18:55h

Fibria incentiva o múltiplo uso da floresta plantada com a criação de gado em Capão Bonito (SP)

Fibria incentiva o múltiplo uso da floresta plantada com a criação de gado em Capão Bonito (SP)

Projeto, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), trará renda extra para criadores de gado

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, promove projetos para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades, nos municípios onde atua. Em Capão Bonito (SP), o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), além de trabalhar com agricultura familiar, também atua na implantação do Consórcio Gado e Floresta, que trará incremento de renda para treze criadores de gado do bairro Proenças.

O sistema silvipastoril permite que os produtores aliem a criação de gado com o cultivo de eucalipto. Além de uma nova fonte de renda - por meio da produção de leite - e mais pasto disponível, o sistema traz benefícios como a conservação do solo - evitando erosões. O consórcio também é positivo para o gado, que ganha um local de pastagem com conforto térmico, evitando a perda de energia corporal ocasionada pelo calor. A presença dos eucaliptos também torna a pastagem mais fértil devido a proteção das folhas, trazendo mais valor nutritivo para o alimento do gado.

“A implantação está a todo vapor, todavia a sistemática é complexa. Nossa meta é inaugurar o sistema no final deste ano, período em que o gado será solto no local. O projeto trará nova fonte de renda para as famílias e ajudará a tornar as fazendas mais sustentáveis”, afirma Israel Gabriel, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

O projeto de uso múltiplo da floresta prevê a instalação de cercas de delimitação de áreas de preservação, encanamento d’água para bebedouros e divisão dos piquetes, entre outras ações, em uma área de 57 hectares nas propriedades dos agricultores.

A implantação florestal ocorrerá de maneira alternativa para possibilitar a atividade pecuária, propiciando o alimento para o gado, sem que haja uma diminuição na quantidade de eucaliptos, já que os mesmos devem sem plantados de maneira a formar corredores ao longo da plantação para que o gado possa pastar. No projeto Apiaí Mirim, em Capão Bonito (SP), será implantada uma unidade demonstrativa, onde os próprios vizinhos beneficiados poderão realizar experimentos de diferentes capins e forragens para alimentação do gado, com suporte da assistência técnica do PDRT.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fibria
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras